Ovos de Páscoa: Facic Júnior divulga pesquisa de preços
Realizado em parceria com o Procon da cidade, levantamento mostra variação de preço de até 31%
Pensando em auxiliar o consumidor na hora da compra do ovo de Páscoa, a Empresa Facic Júnior, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Unoeste, em parceria com o Procon, realizou pesquisa de preço por amostragem, envolvendo três marcas e 66 tipos de ovos chocolates.
Os preços foram coletados nos dias 9 e 10 de março, em nove estabelecimentos de Presidente Prudente. A maior variação encontrada entre todas as marcas foi a do ovo Trakinas Flocos de 250 g, da marca Lacta, que alcançou uma diferença de 31,98%.
Do fabricante Nestlé, a maior variação foi registrada no ovo Nescau Ball Galak Ball, de 375 g: o menor preço encontrado foi R$ 19,90, e o maior, R$ 21,90. A marca Garoto chegou à variação de 25,16% no ovo Baton ao leite e branco, variando entre R$ 7,95 e R$ 9,95.
A pesquisa completa está disponível no site da universidade e afixado no Procon da cidade, na prefeitura municipal e no campus II da Unoeste, onde funciona a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
Participaram da coleta de preços desta pesquisa os alunos que atuam na Empresa Facic Júnior, Fernando César Teotonio, Carla Andreassi, Cristina Ishikawa e Kleber Lahos, supervisionados pelos professores Paulo Iacia e Irene Caires, pela coordenadora dos cursos de administração e ciências contábeis da Unoeste, Nancy Okada, e também pela diretora do Procon, Ana Paula Setti
Os ovos e a Páscoa – Os ovos de chocolate simbolizam a Páscoa. Por menor que seja a renda das famílias, a grande maioria adquire ovos de chocolate para a comemoração da data, principalmente se houver crianças em casa.
Também nas escolas, nesta época as professoras desenvolvem atividades em que aparece o coelhinho da Páscoa, envolvendo ainda mais as crianças no espírito pascalino.
Já o mercado usa a táticas de atração e sedução e se prepara com no mínimo um mês de antecedência para o comércio dos ovos de chocolate. Os consumidores transitam entre as “parreiras” estrategicamente situadas nos corredores dos supermercados, ao alcance de seu olhar e de suas mãos.
Para as crianças, as atrações são expostas nos pontos de maior circulação das lojas, bem à altura dos olhos. Com diversas marcas, tipos, pesos e sabores, as fábricas travam uma verdadeira batalha na concorrência pelos consumidores.
Diante de tanta variedade, fica difícil para quem compra comparar preços dentro de um mesmo estabelecimento, e ainda mais complicado realizar a pesquisa envolvendo locais diferentes.
Saiba mais - Outras informações na Facic Júnior pelo telefone (18) 229-2087 e pelo e-mail facicjunior@unoeste.br, ou no Procon com Ana Paula Setti pelo número (18) 232-4640 ou pelo endereço procon@stetnet.com.br.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste