Pré-Intermed: Unoeste é campeã em seis modalidades
Cerca de 150 atletas da Faculdade de Medicina participaram da competição, uma das maiores da América Latina

Cerca de 150 acadêmicos da Faculdade de Medicina da Unoeste participaram da 31ª edição da Pré-Intermed, conquistando para Presidente Prudente prêmios em seis modalidades: judô, basquete (feminino), vôlei (feminino), futebol de campo (masculino), futsal (masculino) e atletismo (masculino).
A competição, que compreende a segunda divisão da Intermed - um dos maiores jogos acadêmicos da América Latina -, reuniu faculdades de medicina de todo o Estado de São Paulo. Neste ano, a sede dos jogos foi a cidade de Barra Bonita (SP).
“A Faculdade de Medicina da Unoeste obteve uma grande conquista”, afirma o vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica "Prof. Dr. José Carlos Prates" (AAAJCP) de Medicina da Unoeste, Vinícius Cordeiro da Fonseca.
“Nossa expectativa em participar é sempre grande, pois o nível dos competidores é muito elevado. A Unoeste vem melhorando ao longo dos anos e nesta edição chegamos muito perto de uma vaga para a Intermed”, comenta Fonseca.
Entre a modalidades disputadas estavam: basquete, futsal, vôlei, handebol, natação, atletismo, tênis de mesa e de campo, todas com provas masculinas e femininas. Além disso, ocorreram também competições de judô (masculino), beisebol, xadrez e futebol de campo.
Para o coordenador de esportes da Unoeste, Pedro Balarim, que esteve presente na competição, a participação da Unoeste é muito importante. “A participação dos alunos é um diferencial para a universidade porque incentiva os acadêmicos a representarem a instituição de maneira muito positiva. Sempre elogiei a Atlética da Medicina que é uma das mais atuantes da universidade”, conclui.
Tradição – A Intermed foi criada em 1966. Desde então ela é realizada anualmente no período da semana da Pátria, envolvendo sempre dez faculdades de medicina de toda a grande São Paulo.
Porém, com o passar dos anos, o número de faculdades de medicina interessadas em competir aumentou. A solução então, foi criar uma outra competição, nos mesmos moldes da Intermed. Essa nova competição, semelhante a uma segunda divisão, foi denominada Pré-Intermed.
Portanto, anualmente, a partir de 1974, durante a Semana Santa é realizada a Pré-Intermed. O campeão e o vice campeão geral dessa competição adquirem o direito de participar da Intermed, realizada em setembro.
Toda essa estrutura ajuda a aumentar a competitividade mantendo o altíssimo nível técnico da Intermed, proporcionando para os torcedores jogos inesquecíveis.
Durante o ano todo, os atletas de cada faculdade treinam para nessa semana demonstrarem seu desempenho perante outras escolas tanto de medicina como escolas da cidade sede.
Universidades nacionais e internacionais de renome já provaram a importância de aliar o esporte às atividades acadêmicas, tanto com relação à integração entre alunos, quanto ao bem que o esporte em si proporciona.
Confira as premiações da Faculdade de Medicina da Unoeste
No ranking geral a Unoeste ficou em terceiro lugar. Em primeiro ficou a USP de Ribeirão Preto e em segundo lugar a Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Veja abaixo as conquistas:
- Judô (Masculino)
- Futsal (Masculino) – Heptacampeão
- Futebol de Campo (Masculino)
- Basquete (Feminino)
- Vôlei (Feminino)
- Atletismo (Masculino)
- Vice-campeão: Tênis de Campo (Masculino)
- 3º Lugar: Baseball
Destaques da competição
- Thiago Baltazar Campi e Christian Miranda (Kiki) – Recordistas na modalidade salto em altura
- Frank Walker Blazek Veizaga – Futebol de Salão
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste