Ambulatório de Tabagismo: HU tem tratamento para fumantes
Serviço oferece atendimento psicológico e medicamentoso aos pacientes; objetivo é resgatar qualidade de vida

A lista de doenças relacionadas ao tabagismo é grande: angina, infarto, bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, de boca, de laringe, de colo de útero, derrame cerebral, entre outros males.
E os prejuízos não são menores para quem não fuma: a fumaça que sai da ponta do cigarro contém substâncias como alcatrão, monóxido de carbono, amônia, formol e até mesmo naftalina, podendo causar problemas para quem a aspira. Entre as manifestações mais comuns aos fumantes passivos estão: irritação nos olhos, tosse, dores de cabeça, problemas alérgicos e cardíacos, em curto prazo, e redução da capacidade respiratória, aumento de risco de arteriosclerose e infarto, futuramente.
Mobilizado contra o vício do cigarro, o HU possui o Ambulatório de Tabagismo, que tem como objetivo oferecer orientação psicológica, nutricional e medicamentosa para fumantes que desejam abandonar o vício. Atendendo a pacientes de todas as idades, o enfoque desse serviço é a qualidade de vida, como explica a psiquiatra Vânia Sato Ikuhara:
“Nossa meta é fazer com que as pessoas abandonem o hábito de fumar. Para isso, formamos grupos de pacientes para interagir e discutir sobre o tema, além de temos como suporte medicamentos à base de adesivos e também antidepressivos”, explica a médica.
Segundo Ikuhara, o tratamento prevê ainda uma avaliação clínica para determinar o grau de dependência tabágica do fumante, associado à avaliação psicológica. “A partir disso, marca-se uma data para a pessoa parar de fumar e tem início o processo de desintoxicação do organismo”, ressalta.
Ação calmante – O psiquiatra Paulo Nicolau, que também atende no Ambulatório de Tabagismo, explica que o vício do tabaco está associado, principalmente, à sua ação psicológica:
“O fumo age inicialmente como um ansiolítico, um calmante, mas depois de um tempo a ansiedade aumenta e com ela a necessidade de consumo. É nesse momento que incluímos os medicamentos, como adesivos e gomas, que auxiliam o paciente a passar pela fase de fissura”, diz.
Saiba mais – O Ambulatório de Tabagismo funciona todas as quintas-feiras, às 13h, no Centro Médico 1 do HU. Agendamento de consultas podem ser feitos no próprio local, ou pelo telefone (18) 229-1500.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste