Grupo conscientiza sobre alimentação saudável
Projeto está em andamento no refeitório do HU; objetivo é informar sobre propriedades dos alimentos e calorias ingeridas

Quantas calorias têm uma porção de arroz branco? Qual o valor calórico de um bife a cavalo? Quantas vitaminas podem ser encontradas no suco da laranja? Qual a função dos carboidratos em nosso organismo?
A resposta para essas e outras perguntas podem ser facilmente visualizadas nas paredes do refeitório do HU (Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Cerávolo). Lá estão fixados dois murais informativos, um deles contendo a tabela de calorias da refeição servida no dia, e o outro com a pirâmide nutricional dos alimentos. A iniciativa é de um grupo de acadêmicas do último ano da Faculdade de Nutrição da Unoeste, sob a supervisão da nutricionista Marilda Moreira da Silva, responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética do hospital. O objetivo é informar e conscientizar sobre as propriedades dos alimentos ingeridos e sua contribuição para a manutenção de uma boa qualidade de vida.
“Colocamos a pirâmide num local bem visível para mostrar que as refeições servidas no HU são equilibradas e contêm alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar. Os funcionários que fazem suas refeições aqui têm a certeza de que estão se servindo de um cardápio de qualidade e muito saudável”, explicam as acadêmicas Samanta Cardoso e Catiana Gerhard, que, juntamente com as colegas Débora Sanches, Ângela Moraes, Suellen Navas e Marinês Crozetta, integram o projeto.
Atendendo às solicitações dos funcionários, interessados em saber a quantidade calórica do que estão ingerindo, as alunas ainda fazem diariamente o cálculo das calorias servidas no dia, deixando os números expostos em local de fácil visualização. “Estruturamos os murais de tal maneira que tornou possível aos que freqüentam o local observarem o cardápio do dia, as calorias e quais os grupos de alimentos presentes na bandeja. A idéia é nova e foi bem aceita pelo público”, comentam as alunas.
O refeitório do HU é freqüentado por funcionários de todos os setores, além de acompanhantes de pacientes, que fazem ali as quatro principais refeições do dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.
Para a telefonista Rosemeire Aparecida de Lima, a iniciativa é um estímulo para as pessoas consumirem mais vitaminas e nutrientes: “Observando a tabela vemos que muitos alimentos que não ingerimos são ricos em nutrientes, e isso faz com que passemos a consumi-los. Além disso, a tabela de calorias é uma forma de conscientizar as pessoas que comem muito mais do que precisam, ajudando a combater a obesidade”, diz.
Comemorações – A cada data festiva, o Serviço de Nutrição e Dietética do HU aproveita para conscientizar sobre a importância da alimentação saudável, associando os temas de nutrição aos assuntos relacionados à atividade física e práticas anti-estresse.
No início da primavera, por exemplo, o mesmo grupo de acadêmicas decorou o refeitório com flores coloridas que, além de anunciar a chegada da estação, traziam informações e dicas de líquidos, alimentos e exercício físicos.
“A idéia foi usar o tema da primavera para transformar o refeitório em um local mais aconchegante e bonito. As flores, além de colorirem o ambiente, levaram o conhecimento aos funcionários, alunos e acompanhantes de pacientes, com dicas que podiam ser seguidas em casa”, ressaltam Samanta e Catiana.
De acordo com elas, para os próximos meses há outros projetos em vista, com enfoque na conscientização nutricional dos acompanhantes e familiares de pacientes. “A intenção é oferecer palestras para esse público, esclarecendo as dúvidas sobre alimentação, calorias e estilo de vida saudável”, adiantam.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste