Direito participa de "Movimento pela Conciliação"
Projeto tem a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca difundir nova cultura

A Justiça do Trabalho, sob a coordenação do Juiz Dr. Marco Antônio Macedo André, realiza nos dias 7 e 8 de dezembro audiências que fazem parte do “Movimento pela Conciliação” desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades acontecem no 2º Núcleo de Prática Trabalhista da Faculdade de Direito da Unoeste.
De acordo com dados do próprio órgão, atualmente, a taxa de conciliação do país ainda é baixa, entre 30% e 35%, enquanto nos países desenvolvidos esse índice chega a 70%. Para reverter essa situação, o CNJ lançou no dia 23 de agosto este projeto que pretende difundir uma nova cultura no país para a resolução de conflitos.
As audiências ocorrem em todo o Brasil. Os atendimentos serão realizados em pontos estratégicos da comunidade, Fóruns e Varas, nas Unidades Judiciais Avançadas, Postos de Atendimento e Conciliação, paróquias, escolas, sedes de administrações regionais, ou através de parcerias e convênios com Faculdades, como, por exemplo, a Faculdade de Direito da Unoeste, Centros Comunitários, Organizações não-governamentais, Clubes de Serviços entre outros.
“A realização das audiências na Faculdade de Direito é de suma importância na preparação dos futuros profissionais, que tem a oportunidade de vivenciar situações já vistas na teoria, fomentando assim, a ‘práxis’ jurídica”, informa a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unoeste, Dra. Regina Carlota Magnesi Bertacco.
Dia Nacional – A conciliação, segundo o CNJ, é um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. O conciliador é uma pessoa da sociedade que atua, de forma voluntária e após treinamento específico, como facilitador do acordo entre os envolvidos, criando um contexto propício ao entendimento mútuo, à aproximação de interesses e à harmonização das relações.
Serviço - Mais informações no //www.conciliar.cnj.gov.br
Pessoas interessadas podem fazer inscrição pelo e-mail npj.estagio@unoeste.br
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste