CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rede de Bibliotecas promove inclusão

Acervo disponibiliza obras em braile para deficientes visuais; neste início de ano bibliotecárias realizam treinamento para os calouros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Rede de Bibliotecas promove inclusão
Regina Liberati: "Realizamos a atualização da bibliografia básica dos cursos sempre que é alterada para que o acervo atenda a nova realidade"




O começo do ano é marcado pela volta às aulas. Em busca de informar os calouros sobre o funcionamento, acervo e regulamento, as três Unidades de Informações – campi I e II e HU (Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Cerávolo) – da Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, realizam treinamentos com os novos alunos que são agendados pelos diretores ou coordenadores dos cursos de graduação.

De acordo com as bibliotecárias de referência, Jakeline Ortega e Mara Magalhães, é neste momento, provavelmente, o primeiro contado do aluno com “o mundo universitário”. É a ocasião que a biblioteca treina seus usuários quanto ao uso e funcionamento de todos os seus recursos como: consulta ao acervo na base de dados da Unoeste nos terminais de consulta nas Unidades da Rede e também pela internet orientando o usuário a fazer a reserva e renovação dos documentos; no setor de referência é explicado alguns serviços prestados tais como o serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT), que é oferecido como suporte ao levantamento bibliográfico, o uso do “Manual de Normas da ABNT” para a realização dos trabalhos acadêmicos (disponível no site //www.unoeste.br/biblioteca). Durante o treinamento são explicadas algumas ações básicas para se conservar e preservar o acervo.

Além desta apresentação para os calouros, a Rede de Bibliotecas está cada vez mais empenhada na inclusão social. Atualmente são disponibilizadas obras em braile para os deficientes visuais.

Para os portadores de necessidades físicas, por exemplo, a Unidade de Informação 1, no campus I, dispõe de uma sala, que também é utilizada pelos professores, no bloco B (térreo), para realizar pesquisas ao acervo e, conseqüentemente, ter acesso ao livro. Já a Unidade de Informação 2, proporciona acesso para deficientes através dos elevadores do Hospital Universitário e a Unidade 3, localizada no Campus II, conta com uma rampa na entrada da Biblioteca.

Seu acervo conta com mais de 41 mil títulos de livros e recursos audiovisuais, que totalizam quase 120 mil exemplares. Ainda disponibiliza 2.869 periódicos e mais de 91 mil fascículos de periódicos.

“Fazemos a atualização da bibliografia básica para adequação a realidade dos cursos. As aquisições são realizadas freqüentemente atendendo uma política de desenvolvimento de coleções”, diz a bibliotecária-chefe da Unidade de Informação 1 – campus I –, Regina Rita Liberati Silingovschi.

A informatização da Rede de Bibliotecas permite que alunos e funcionários façam consulta, empréstimo/renovação e reserva dos livros pela internet no site da Unoeste – //www.unoeste.br/biblioteca.

Os avanços tecnológicos também fizeram com que outros serviços fossem disponibilizados. Como, por exemplo, a implantação da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) criada através de iniciativa do Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) que fez a doação do software para disponibilizar as dissertações on-line dos três mestrados da universidade: Educação, Ciência Animal e Agronomia.

“A Rede de Bibliotecas participa também da Rede Bibliodata que é o catálogo coletivo nacional, ou seja, as melhores bibliotecas do país integram seus acervos em um único banco de dados que possibilita a cooperação entre elas e o controle bibliográfico nacional”, relata a bibliotecária-chefe da Unidade de Informação 2 (HU), Adriana Maria Evaristo Martinez de Oliveira.

A Rede de Bibliotecas ainda oferece um Manual de Normas e Padrões para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos que também pode ser acessado pela internet.



Como funcionam os empréstimos?




É possível fazer três tipos de empréstimos: domiciliar, local e especial. A quantidade de material emprestado varia de acordo com o tipo de documento e usuário. Por exemplo, para empréstimos domiciliares, permitidos apenas a quem é vinculado a Unoeste, estão disponíveis todos os materiais do acervo, exceto dicionários, enciclopédias, mapas e outros documentos de uso freqüente.

Quanto ao empréstimo local, pode ser feito por usuários internos (cinco títulos) e externos (três). Há ainda o empréstimo especial, apenas para usuários internos. Por meio dele, é possível emprestar exemplares de pesquisa e fascículos de periódicos, exceto de atualidades, no período das 21h às 8h da manhã.

Funcionários e alunos de qualquer curso de graduação podem fazer o empréstimo de três livros, três periódicos, três obras de referência e três literárias, por vez. Alunos de pós-graduação têm o direito de retirar dois livros e duas obras de referência a mais.

Serviço – Para mais informações entre em contato com a Rede de Bibliotecas Unoeste pelo telefone (18) 3229-1147. O funcionamento das Unidades 1 e 3 (campi I e II) é de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 12h. A Unidade de Informação 2, no HU, funciona das 8h às 21h de segunda a sexta-feira e no sábado das 8h às 18h.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem