Alunos visitam Centro Nuclear em Angra dos Reis
Objetivo da atividade foi conhecer o sistema de produção e conferir como especialistas fazem para não causar impactos ambientais

Os acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, e das licenciaturas em Química e Geografia da Unoeste visitaram, na última semana, a Central Nuclear “Almirante Álvaro Alberto”, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O local é composto pelas usinas Angra I, II e III, sendo a última ainda em fase de construção e instalações de apoio.
De acordo com o professor do Curso de Engenharia Ambiental, Décio Lima Vasconcelos Júnior, o objetivo da atividade foi conhecer o sistema de produção e conferir como especialistas fazem para impedir impactos ambientais. “A maioria das pessoas desconhece que a usina possui uma preocupação com o meio ambiente. Existe a monitoria 24 horas feita pelos ‘colhedores’, que analisam todos os dias o mar, o solo, a vegetação e o ar. Caso apareça algo errado os especialistas já sabem como agir”.
Ele também explica que a preparação começa com a população da cidade. “Treinamentos são realizados no dia 10 de cada mês, por isso, se algo acontecer, mesmo sendo quase impossível escapar energia da usina, as pessoas já sabem o que fazer”.
Para o professor, a experiência é fundamental para a formação dos alunos. “Os acadêmicos conhecem a teoria, mas essa é uma oportunidade única deles aprenderem com a prática. Eles visitaram o centro de informações, o laboratório de Monitoria Ambiental e também o simulador de Angra II, que é usado para treinar equipes. Outro ponto positivo é o contato com os profissionais da área e as descobertas das formas de preservação”.
O aluno do 8° termo de Engenharia Ambiental, Fernando Henrique Jardim, afirma que a visita técnica acrescenta novos conhecimentos na área. “Consegui ampliar minha visão sobre o papel da usina no Brasil, principalmente na parte ambiental”.
Décio Lima Vasconcelos Júnior ressalta a previsão de construção de 60 novas usinas nucleares e que duas estarão localizadas na região de Presidente Prudente.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste