Turismo: um mercado com necessidade de profissionais
Com uma infraestrutura referência e corpo docente qualificado, curso na Unoeste possui também habilitação na área de hotelaria

O turismo é uma atividade que promove a integração entre os povos, além do cuidado com o meio ambiente. Na Unoeste, o curso, com ênfase em hotelaria, permite ao graduado atuar nessas duas áreas e tem a finalidade de formar o aluno para trabalhar de forma abrangente no mercado de trabalho.
O profissional possui diversas opções de atuação como agências de turismo, operadoras de viagens, restaurantes, hotéis, parques temáticos, navios, ecoturismo, turismo rural, serviço público, empresas de transporte aéreo e rodoviário, entre outras.
“Na nossa região, a profissão é de fundamental importância para a geração de emprego e renda, e ainda, busca o desenvolvimento econômico no lugar em que a atividade se instala”, destaca o coordenador do Curso de Turismo, Francisco Nascimento.
Ele ressalta que, o curso, além de ter uma infraestrutura de referência, é reconhecido pelo MEC e possui um corpo docente com mestres e doutores, em diversas áreas. “Para que os alunos possam adquirir mais experiência e vivenciar o mercado de trabalho temos os laboratórios de Alimentos e Bebidas (A&B), Práticas Hoteleiras, Tecnologia de Alimentos e também de Informática”.
Quanto às perspectivas futuras da profissão, o coordenador explica que “a atividade do Turismo no Brasil está em expansão e a profissão, por ser nova, tem uma carência de profissionais no mercado de trabalho”, resume Nascimento.
De acordo com o Guia de Profissões da Editora Abril “nenhuma carreira merece tanto a designação de profissão do futuro como a do turismo. Em expansão desde os anos 80, ela compreende hoje 52 setores econômicos, movimenta bilhões de dólares por ano no Brasil e emprega seis milhões de pessoas, direta e indiretamente. É uma espécie de símbolo do setor de serviços, cuja importância cresce no ritmo em que a tecnologia avança e elimina empregos na indústria”.
Curiosidade - O crescimento da atividade no Brasil foi impulsionado pela implantação do Plano Real e com o desenvolvimento da nova moeda brasileira, implantada em 1994. A população, que a partir de então, com maior poder de compra, começou a investir no setor do turismo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste