Semana da Enfermagem busca atualização profissional
Na abertura do evento a diretora do curso, Nilva Galli, destacou a importância da constante reciclagem

Uma abertura digna de comemoração, assim como sempre é marcada a realização da 27ª Semana da Enfermagem da Unoeste, realizada no mês de maio, quando é celebrado o dia do profissional, em referência a Florence Nigthingale. No Brasil, foi instituída uma semana alusiva também como homenagem a Anna Nery, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.
O evento conta com a participação de alunos, professores e profissionais da área e prossegue até amanhã (29). A solenidade de abertura, desenvolvida na noite desta terça-feira (27), no Teatro César Cava, teve a presença da diretora do curso na instituição, Nilva Galli, das professoras Telma Regina Sanches (coordenadora Pedagógica) e Cristiane Velasques Lopes (coordenadora de Extensão), da presidente do Diretório Acadêmico, Rosinéia Rosana da Silva e da coordenadora regional do Conselho de Enfermagem (Coren-SP), Maria Regina Furtado Rabelo.
“O Conselho se sente honrado em compartilhar com essa comemoração que não deve ser apenas de uma semana, mas de 365 dias no ano e 24 horas por dia, ou seja, durante todo o tempo que o profissional está ao lado do paciente”, disse Maria Regina.
Na ocasião, a diretora do Curso de Enfermagem, Nilva Galli, destacou a passagem do senador da república Cristovam Buarque na Unoeste, no Congresso Regional de Computação e Informática (Infoeste 2008), quando ele disse que nos dias atuais é fundamental a atualização profissional constante, independente da área. “Para conquistar o sucesso profissional deve-se ter competência, conhecimento, mas também o hábito da reciclagem. Lembro também Albert Einsten: na prova os alunos perguntaram ao professor porque ele dava a mesma prova do ano anterior. E ele disse: é porque as respostas não são mais as mesmas”.
Os alunos formandos da Escola Municipal de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” apresentaram versões de clássicos do Cancioneiro Brasileiro e Internacional.
Logo após o momento cultural, o médico psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, professor da Unoeste, UEL e Unifil, Paulo Fernando Nicolau, abordou o tema “O profissional de enfermagem e o adoecer”. O palestrante ressaltou que o papel do enfermeiro não se restringe apenas ao cuidar, pois seu campo de atuação é muito mais amplo. “Hoje está inserido na saúde preventiva, seja na área organizacional ou diretamente ligado à sociedade, como por exemplo, no Programa Saúde da Família (PSF)”. No entanto, segundo o psiquiatra, a partir do momento que houve essa ampliação no mercado, ocorreu também um aumento de responsabilidades.
Ele explicou ainda que o enfermeiro convive muito com as fragilidades dos outros e esse contato com a ‘dor’ do paciente, também o atinge. “Por isso, quem trabalha na área da Saúde precisa lembrar de cuidar de si mesmo. Além de lidar com o sofrimento das pessoas, os profissionais da área também lidam com os seus próprios problemas”.
A 27º Semana da Enfermagem da Unoeste prossegue hoje (28), com a mesa redonda “Auditoria em Enfermagem”. Amanhã (29), a palestra “Fatos, mitos e controversas sobre doação de medula” fecha o evento.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste