Ginástica Laboral ajuda na prevenção de lesões
Atividade promove a reeducação postural, alivia o estresse, a tensão e a dor muscular, além de melhorar o desempenho profissional

Com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e evitar lesões por doenças ocupacionais e esforços repetitivos, a Unoeste proporciona a realização de exercícios físicos, que são realizados no próprio ambiente de trabalho, através da Ginástica Laboral.
A atividade, desenvolvida pela instituição desde 2001 nos campi I e II e no Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, contribui com a prevenção de doenças como a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e a Dort (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho), além de proporcionar a reeducação postural, diminuição do estresse, sedentarismo e dor muscular, melhora o desempenho profissional, diminui as tensões acumuladas pelo trabalho, contribuindo para o desempenho profissional.
A coordenadora do projeto de Ginástica Laboral da Unoeste, Lucelena Marasca, diz que os exercícios físicos auxiliam na saúde e na qualidade de vida do funcionário. “Apesar de ser aplicada coletivamente, a atividade é moldada de acordo com o trabalho desenvolvido em cada setor. Exercícios de respiração, alongamentos e também conversas e trocas de experiências, são fatores importantes para a eficácia da atividade”.
De acordo com o instrutor, Wellington Mendes da Silva, a Ginástica Laboral, auxilia no condicionamento físico e mental do trabalhador. “As atividades buscam o trabalho em conjunto, o espírito de equipe e, além disso, as dinâmicas aplicadas nas aulas são alegres, cheias de brincadeiras”.
Para as funcionárias Elizete Francisca Pereira e Maria Rosa Sabino, os exercícios além de auxiliarem na prevenção das lesões, são uma forma de interação com as pessoas do trabalho. “É uma maneira de relaxar, aliviar a tensão e as dores físicas do trabalho e também é um momento de descontração”, explicam.
Maria Elizabete Leite e Maria de Lourdes Santos, auxiliares de limpeza, dizem que a Ginástica Laboral é uma forma de manter a boa saúde. “Quando fazemos exercícios, voltamos renovadas e contentes para o trabalho. Parece que tudo melhora”, relatam as funcionárias.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste