CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Novo setor do Turismo é voltado para Terceira Idade

Programas como o Viaja Mais Melhor Idade proporciona também a busca por profissionais qualificados na área


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Novo setor do Turismo é voltado para Terceira Idade
Idéia surgiu com a necessidade de inovar os programas turísticos para essa faixa etária




Pessoas com idade acima de 60 anos, aposentados ou pensionistas, podem aproveitar as férias de maneira diferente depois da implantação de programas como o Viaja Mais Melhor Idade. Esse segmento turístico está crescendo a cada ano devido ao aumento do público potencial e a maior conscientização da população idosa sobre a importância da atividade física e do lazer.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população na faixa etária acima de 60 anos, no Brasil, aumentou 47,8% em uma década (de 1997 a 2007) e a estimativa é que em 20 anos o número exceda os 30 milhões, totalizando 13% da população total brasileira. Por isso, aumentou também a procura por turismólogos qualificados e com interesse nesse público.

Para a professora do Curso de Turismo da Unoeste, Myriam de Andrade Caminha Costa, a idéia surgiu com a necessidade de inovar os programas turísticos para uma faixa etária que acabava esquecida no sedentarismo. “São pacotes com várias programações diferenciadas e facilidade no pagamento. Os idosos, em sua maioria, possuem uma vida financeira estável, já criaram os filhos e se aposentaram, restando tempo livre para aproveitar a vida. Nesse caso, não há opção melhor do que viajar e conhecer novos lugares, o que resulta ainda na melhora da autoestima e reinclusão na sociedade”.

Ela explica que o resultado desse novo setor reflete diretamente na vida acadêmica. “É uma atividade que só tende a crescer com o passar dos anos, por isso, é importante que o aluno esteja sempre atualizado e perceba a necessidade da criação de projetos diferentes, que possam ser lançados no mercado. Na Unoeste, já existem excelentes Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) sobre o assunto em andamento”, completa a docente.

O programa Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo com diversos parceiros como: Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Projeto Vai Brasil, Associação Brasileira de Agências de Turismo (ABAV), Ministério da Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Órgãos Oficiais de Turismo.











Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem