Mutirão em Caiuá leva 700 pessoas para atendimentos
Unoeste esteve presente com cerca de 50 acadêmicos de diversos cursos atuando voluntariamente

O município de Caiuá recebeu no último sábado (7), o Mutirão da Saúde e Cidadania, na Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo, Agrovila III. O evento, que contou com atendimentos dos alunos da Unoeste, supervisionados por professores, foi desenvolvido através de parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Universidade, Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Prefeitura Municipal.
Participaram cerca de 50 alunos dos cursos de Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Fonoaudiologia, Educação Física, Engenharia Ambiental, Agronomia, além da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp).
Foram prestados diversos serviços como: dosagem de glicose, aferição da pressão arterial, acuidade visual, avaliação nutricional, prevenção de câncer bucal, orientação sobre escovação dental, orientação de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, triagem auditiva, exercícios de alongamento para diminuição da dor lombar, orientação sobre atividades físicas para diabéticos, medição do índice de Massa Corporal (IMC), recreação infantil e distribuição de mudas arbóreas.
De acordo com a professora do Curso de Farmácia, Rosângela Cristóvão Ferreira, responsável pelos atendimentos como os testes de glicemia capilar, os estudantes tiveram a oportunidade de ajudar a população não somente com os atendimentos, mas também orientações. “Eles também se beneficiaram com essa experiência pela oportunidade de praticar a profissão que escolheram e despertar o sentimento de cidadania, tão importante para qualquer profissional”.
A acadêmica do 8º termo de Fonoaudiologia, Mary Daiana Pierini Torres, participou como voluntária. Ela conta que atendeu a comunidade com exames de triagem auditiva e orientações. “Além do auxílio às comunidades carentes que necessitam dos serviços, eventos como esse proporcionam experiências profissionais enriquecedoras”.
Para o presidente do Sindicato Rural de Caiuá, Benedito Wilson de Andrade, estiveram presentes cerca de 700 pessoas. Ele conta também que além da Unoeste, participaram mais 150 voluntários em diversas atividades como: emissão de documento de identidade, palestras sobre agricultura, cantinho da educação com leituras, artesanato, pintura facial, jogos esportivos, fanfarra, entre outras atividades. Sobre a parceria com a Unoeste, Andrade comenta que é extremamente importante para a comunidade, “pois sem a participação desses alunos e professores, não teríamos possibilidade de realizar o evento”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste