CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos e especialistas debatem longevidade no 4° Comej

Palestras, oficinas e troca de experiências marcaram o evento que destacou a medicina na era do bem-estar e da longevidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriel Ferracini Alunos e especialistas debatem longevidade no 4° Comej
Abertura do Comej contou com Dr. Renan Montanher, membro da diretoria da ABRAN

A Unoeste foi palco da 4ª edição do Congresso Médico Estudantil de Jaú (Comej), evento anual que reúne estudantes, professores e profissionais para uma imersão sobre as principais tendências e inovações da área da medicina. O tema desta edição foi “Metabolismo, saúde e performance: A medicina na era do bem-estar e da longevidade”.

Realizado com o objetivo de ampliar o conhecimento acadêmico e profissional dos estudantes, o evento discutiu os desafios e avanços relacionados ao bem-estar e à longevidade, temas de crescente relevância na prática médica atual. 

Ao abordar questões como metabolismo e performance, o congresso reforçou a importância de um olhar integral sobre o paciente, onde os cuidados preventivos e o equilíbrio físico e mental ganham protagonismo. 

“O tema foi escolhido por conta do atual cenário da busca por saúde, aumento nas atividades físicas e também a busca por meios milagrosos para ter o corpo perfeito. Achamos que era uma boa hora para abordarmos sobre o tema”, comenta Leonardo Cristofolo, presidente do Comej e do Centro Acadêmico do curso. 

A programação do evento contou com a participação de palestrantes de destaque, incluindo médicos e outros profissionais da área da saúde, que compartilharam suas experiências do dia a dia da profissão e reflexões sobre diferentes assuntos que abordam o tema central.

“Optamos por escolher os palestrantes de fora e que pudessem se encaixar ao tema. Também tivemos ajuda de dois patrocinadores, o Grupo MedCof e o Grupo Conaes Brasil (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), que nos enviaram alguns palestrantes para compartilhar suas experiências”, comenta Leonardo sobre o processo de organização e seleção dos palestrantes. 

Participação dos alunos

Desde o planejamento até a execução das atividades, muitos estudantes de Medicina atuaram na organização do evento, colaborando com a logística, recepção de convidados e apoio durante toda a realização.

“O congresso mostra a participação do Centro Acadêmico diretamente com os alunos, e justamente ser feito de alunos para alunos é o que mais me cativa”, comenta Beatriz Matthosinho, estudante do 10º termo de Medicina e participante de todas as edições do Comej até agora. 

A estudante também menciona que o aluno que opta por participar da comissão organizadora do congresso é beneficiado de diversas maneiras, já que eventos como esse são importantes para a trajetória acadêmica, trazendo conhecimento em organização, custo, logística, tudo isso para inserir o profissional recém-formado com repertório em um mercado repleto de escolhas e responsabilidades.

Programação completa

Além das palestras, o Comej ofereceu uma série de oficinas que permitiram aos estudantes vivenciar procedimentos relacionados à prática da rotina médica. Essas atividades complementam o aprendizado ao promover o contato direto com técnicas e ferramentas utilizadas na área. Entre as oficinas oferecidas aos estudantes, estão a de técnica de intubação orotraqueal, movimentação da vítima de trauma e desbridamento de feridas, todas elas importantes em sua devida área de atuação.

“Os alunos trabalham as técnicas mais básicas até a parte mais avançada, que aí de fato entra a intubação orotraqueal. Além de ser o primeiro contato, é importante para deixar os alunos mais interessados e comprometidos ao longo dos anos”, comenta Dr. Estevam Luna, professor de Medicina e responsável por conduzir uma das oficinas oferecidas.

Por fim, a organização do Comej afirmou que a participação dos alunos foi satisfatória, mencionando que o engajamento não se restringe somente pelo aprendizado com as palestras, mas também pela troca de contato entre as pessoas, a convivência e as experiências que se cria por conhecer novas pessoas.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem