Hoje é dia do Dermatologista
Mais de 100 pessoas são atendidas diariamente no Ambulatório de Dermatologia do HU

No dia 5 de fevereiro é comemorado o Dia do Dermatologista. Diagnosticar doenças, cuidar da prevenção e tratamento de diversas patologias da pele, cabelos e unhas de adultos e crianças, são algumas das funções deste profissional.
O Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” (HU) de Presidente Prudente atende mais de 100 pacientes por dia, da cidade e de toda a região.
“Antigamente, as pessoas precisavam se deslocar até a capital paulista para se tratar com um especialista na área. Hoje, o HU dispõe de equipamentos modernos na cura de doenças, como a crioterapia e o eletrocautério”, explica a dermatologista do Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, professora Luciena Ortigosa.
Ela destaca ainda a realização de pesquisas por docentes e estagiários. “Nossos estudos já foram premiados na Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo (Radesp), no Congresso Brasileiro de Dermatologia, além dos artigos publicados em revistas especializadas”. A Faculdade de Medicina da Unoeste também conta com o Serviço de Dermatologia que é credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Luciena conta que diversas doenças são diagnosticadas e tratadas no Ambulatório, como queimaduras, micoses, dermatites, alergias, urticárias, psoríase, hanseníase, entre outras. “Cuidamos de vários tipos de doenças. Cada estação do ano representa o aumento ou a queda no surgimento de algumas patologias”.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP) divulgou um mapeamento inédito dos médicos dermatologistas associados à entidade, no Estado de São Paulo. O levantamento mostra as cidades onde estão localizados consultórios, clínicas e hospitais que atendam a especialidade nos 11 distritos dermatológicos do Estado, que conta hoje, com 1,9 mil profissionais.
Presidente Prudente representa 3% da participação, com 26 associados. Os distritos são: São Paulo, Santo André, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Botucatu, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Marília.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste