CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

A importância do filósofo para a sociedade

Filosofia se torna disciplina obrigatória nas escolas do Ensino Médio; lei foi aprovada neste mês


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação A importância do filósofo  para a sociedade
Unoeste forma bacharéis em filosofia, profissionais indispensáveis na atualidade




“Quanto mais esclarecido é o indivíduo, mais esclarecida é a sociedade”, dizia o filósofo alemão Theodor Adorno (1903-1969). Atualmente, o filósofo é um profissional indispensável para uma reflexão crítica do mundo e a da atuação do homem moderno.

A coordenadora do Curso, Alba Lucena Fernandes Gandia, explica que a filosofia ainda é vista como algo distante e abstrato. “Ela é uma ciência real, que faz parte de nosso cotidiano”, afirma.

Além da docência, o filósofo pode atuar em diversos campos como assessoria de Organizações não-governamentais (Ongs), veículos de comunicação de massa, consultoria de recursos humanos e palestrante motivacional.

Outra área de atuação é a Filosofia Clínica, ainda pouco explorada. “Na Europa, este profissional trabalha com diversos procedimentos terapêuticos, e no Brasil, a profissão vem crescendo desde os anos 80”, lembra Alba.

"No ano passado, foi aprovada a lei nº 11.684 de 2 de junho de 2008, que fez retornar ao currículo do Ensino Médio do país, as disciplinas de Filosofia e Sociologia", conclui Alba.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem