Docentes e alunos da Unoeste marcam presença no Zootec
Encontro é considerado um dos maiores do país e contou com a participação de centenas de profissionais, acadêmicos e docentes

Considerado o maior encontro brasileiro da área, o Zootec 2009 reuniu centenas de profissionais, acadêmicos e docentes para discussões sobre a dinâmica atual do complexo agroindustrial brasileiro e mundial. O Curso de Zootecnia da Unoeste participou do evento apresentando sete pesquisas.
Realizado em Águas de Lindóia (SP), no final do mês de maio, o encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e composto por congressos, palestras, simpósios, fóruns, reuniões e workshops.
Ana Cláudia Ambiel, coordenadora do Curso de Zootecnia da Unoeste, participou da XV Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, que reuniu professores, profissionais da área, dirigentes de ensino, lideranças estudantis, coordenadores de cursos e acadêmicos.
“Neste encontro, foram discutidos os processos de avaliação dos cursos, matrizes curriculares, metodologia de ensino, estágios supervisionados, trabalhos de conclusão de curso e outras questões referentes ao ensino da zootecnia”, explica Ana.
Quem também esteve participou do Zootec 2009 foi o professor André Gustavo Leão. “Um evento como este, de nível nacional e internacional, contribui para reflexões acerca do futuro da zootecnia. Além disso, é uma formados docentes reciclarem seu conhecimento”, lembra Leão.
Para o presidente da Comissão Nacional de Ensino de Zootecnia, Bruno de Souza Mariano, as palestras abordaram temáticas abrangentes e atuais. “Cerca de 40 coordenadores de instituições públicas e particulares de todo o país participaram das discussões”, assegura.
Severino Gonzaga Neto, que também integra a Comissão Nacional de Ensino de Zootecnia, conta que a Universidade se destacou no evento. “A Unoeste esteve muito bem representava e participou ativamente de todas as atividades”, afirma.
A acadêmica do 3º termo, Carla Tiemi Hatsumura, que participou do Simpósio de Cadeia Agroindustrial de Carne e do II Workshop da Cadeia de Ovinocultura Paulista, afirma que a discussão entre palestrantes e profissionais da área possibilitou o aprimoramento de seus conhecimentos. “Ouvir as diferentes opiniões ampliou minha visão sobre os temas abordados”.
Para a aluna Carolina Capriste Fernandes, também do 3º termo, participar de um evento deste porte mostrou que a área da zootecnia possui um grande campo de atuação. “Existe um leque de possibilidades extenso para este profissional”, observa.
No encontro também foram realizados o XIX Congresso Brasileiro de Zootecnia, XI Congresso Internacional de Zootecnia, V Fórum de Estudantes de Cursos de Zootecnia das Universidades Brasileiras, XXII Fórum de Entidades de Zootecnistas, II Workshop da Cadeia de Ovinocultura Paulista, Reunião Nacional da Rede Aprisco e Seminário Internacional da Rede Cyten-Resalan.
A Comissão Nacional de Ensino de Zootecnia também foi composta pelos zootecnistas José Paulo de Souza Oliveira, Celso da Costa Carrer e Ronaldo Lopes de Oliveira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste