Alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida
Roseli Felici e Grace Facholli, do Curso de Nutrição da Unoeste, dão algumas dicas que podem ser incorporadas no dia a dia

A coordenadora do Curso de Nutrição da Unoeste, Roseli Vicalvi Fernandes Felici e a supervisora de estágio em Nutrição em Saúde Pública, professora Grace Franceli Facholli, destacam que uma alimentação saudável é o passaporte para uma vida cheia de saúde. Mas, o que é alimentação saudável? “É aquela alimentação que fornece todos os nutrientes necessários. Onde encontrar tudo isso? Em um prato bem colorido, contendo verduras, legumes, leguminosas (feijão), cereais (arroz) e carnes (branca ou vermelha)”, ressaltam elas.
De acordo com Grace, atualmente no Brasil, a relação alimentação e saúde é influenciada por graves problemas de fome e desnutrição causados pela falta de acesso ao alimento, em contraposição às doenças causadas “por excesso”, uma vez que são encontrados consideráveis índices de mortalidade por enfermidades crônicas não-transmissíveis (diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outros).
“Mudanças na dieta, no padrão de trabalho e de lazer, contribuem para o aumento de doenças crônicas não-transmissíveis. Em relação à dieta, as mudanças problemáticas são: a maior densidade energética, com maior importância de gorduras e açúcares, maior conteúdo de gordura saturada, sendo a maioria de origem animal, e menor consumo de carboidratos complexos, de fibras dietéticas e de frutas e vegetais”, informa Roseli.
Para ela, diante desse contexto, a mudança nos hábitos alimentares deve ser pensada como um ponto de partida para se viver mais e de forma saudável. “Sendo assim, faz-se necessário consultar um nutricionista”, completa.
Serviço – O atendimento nutricional – à população em geral ou atletas e pessoas fisicamente ativas – da Unoeste é desenvolvido no Ambulatório de Nutrição, localizado no Centro Médico 1, no Hospital Regional de Base de Presidente Prudente. Em decorrência do período de férias escolares, as atividades serão retomadas no dia 3 de agosto. O serviço é prestado pelos alunos do 7º e 8º termos, supervisionados por professores/nutricionistas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 12h30 às 15h.
PASSO 1 – Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras – Coma de 4 a 5 porções/dia. As frutas, assim como as verduras, são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Estes alimentos melhoram o funcionamento do intestino, melhoram o humor e ajudam a evitar doenças. O que você está esperando? Comece já a pensar em quais vegetais e frutas você vai escolher hoje!
PASSO 2 – Coma leguminosas (feijão, ervilha, lentilha) pelo menos 1 vez ao dia - no mínimo 4 vezes por semana. Estes alimentos são ricos em ferro e fibras.
PASSO 3 – Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela e outros embutidos, frituras e salgadinhos – máximo de 1 vezes por semana. O ideal é não usar mais que 1 lata de óleo por mês para uma família de 4 pessoas. Prefira os alimentos cozidos, assados ou grelhados.
PASSO 4 – Reduza o consumo de sal - tire o saleiro da mesa. Comece a experimentar outros tipos de temperos para seus pratos como ervas frescas ou secas.
PASSO 5 – Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições – para o lanche prefira frutas. Tendo todas as refeições você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de comer muito quando for se alimentar.
PASSO 6 – Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar - no máximo 2 vezes por semana. Em excesso eles prejudicam a saúde, favorecendo o ganho de peso, o aparecimento de cáries nos dentes e enfraquecimento dos ossos.
PASSO 7 – Reduza o consumo de álcool e refrigerantes - evite o consumo diário. Tome pelo menos 8 copos de água por dia, todo o funcionamento do seu corpo irá melhorar!
PASSO 8 – Aprecie a sua refeição – coma devagar. Faça das refeições um ponto de encontro da família. Evite assistir TV e comer ao mesmo tempo, pois você acaba comendo mais do que precisa, não mastiga direito e não aproveita o sabor do que está comendo.
PASSO 9 – Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis. É muito importante que o nosso peso fique na faixa de normalidade, pois as pessoas com sobrepeso ou obesidade tem muito mais chance de terem outras doenças como diabetes, problemas do coração, pressão alta etc.
PASSO 10 – Seja ativo faça uma atividade física – caminhe, suba escadas e não passe muitas horas assistindo TV.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste