Unoeste adquire minicoluna de destilação de álcool
Protótipo será utilizado em aulas práticas dos cursos de Agronomia, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e no mestrado

A Unoeste adquiriu esta semana, uma minicoluna de destilação de álcool, instalada no Centro de Tecnologia de Alimentos (CTA), localizado no Campus II da Universidade. O equipamento, com 4 metros de altura, pode produzir até 100 litros de álcool hidratado por hora.
“Colocamos aguardente com grau alcoólico de 51%. Com o vapor, o conteúdo passa a ter uma concentração alcoólica de até 93%, tornando-se álcool hidratado ou combustível”, explica a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Ângela Marchizelli Godinho.
O protótipo foi desenhado pelo docente Tadeu Alcides Marques. “Com o aparelho, os alunos podem ver de perto elementos do processo de destilação, como por exemplo, pressão e temperatura. Essa nova ferramenta oferece mais flexibilidade em termos de Ensino e Pesquisa”, afirma Marques.
A acadêmica Ângela Cristina Gomes, do 5° termo do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, é monitora do CTA e aprovou o equipamento. “Por oferecer uma visão mais prática, o aparelho enriquecerá o aprendizado. Ele será utilizado no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre óleo fúsel”.
O docente Paulo Claudeir Gomes, responsável pela disciplina de Plantio, Manejo, Colheita e Mecanização, afirma que a aquisição do novo aparelho, além de colaborar para a formação dos alunos, “fecha o ciclo de equipamentos de produção, fortalecendo as atividades práticas”.
O CTA funciona há mais de 18 anos e entre os diversos aparelhos que comporta, estão os de moagem, fermentação e destilação. São produzidos alimentos como açúcar mascavo, melado, rapadura, licor, aguardente, vinho, doce de leite, doce de goiaba, compotas, paçoca e outros. Os equipamentos foram construídos em diferentes níveis de altura, evitando o uso de bombas e motores elétricos. A medida, além de economizar energia, evita o risco de acidentes.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste