Unoeste participa de ações de combate à dengue
Atividades foram realizadas na Praça Nove de Julho e chamaram a atenção da comunidade para a problemática

Acadêmicos do 3º e 4º termos da Faculdade de Medicina da Unoeste participaram nesta sexta-feira (26), na Praça Nove de Julho, da Campanha “Brasil Unido Contra Dengue” através de ações de conscientização à doença. Houve a distribuição de panfletos para motoristas e pedestres, passeata e o “Trenzinho da Dengue”, que percorreu o centro da cidade como forma de chamar a atenção da comunidade para a problemática. A campanha foi realizada das 9h às 16h.
A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unoeste, Serviço Social da Indústria (Sesi), Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Programa Saúde da Família (PSF) e secretarias de Educação, Meio Ambiente e Assistência Social de Presidente Prudente.
A professora Juliana Neves Russi Garcia, coordenadora do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAP) ressaltou a participação dos alunos. “Este tipo de ação faz parte da construção do perfil profissional dos futuros médicos, desenvolvendo um trabalho preventivo”.
Para Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, “a participação da Universidade colabora de forma significativa para sensibilizar a população sobre seu papel no combate à doença”.
A acadêmica Gabriela Batalini Freitas Silva, do 4º termo, acredita que esta é uma oportunidade de aprimorar conhecimentos. “Mostramos que métodos simples podem combater o mosquito. É gratificante colaborar com a saúde da comunidade”.
Prevenção – Funcionários da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram no período da manhã uma ação de combate à dengue no Campus I da Unoeste. Além do alerta sobre os mais frequentes focos do mosquito Aedes aegypti, foram realizadas orientações aos acadêmicos, docentes e funcionários.
“Fomos bem recepcionados pela Unoeste, que se preocupa com a qualidade de vida de seus alunos, professores e funcionários. A prevenção é sempre a melhor forma de combate à doença”, afirmou Márcia de Moraes Silva, agente de combate de endemias.
Também fizeram parte das orientações os agentes Neide Harue Nakazato, Alex Marques e Aparecido José, que passaram por setores do Campus I, acompanhados por Renato Neves Alessi e Valéria Cristina Santos Rodrigues, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste, além do funcionário Emerson Aparecido Alcântara.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste