SIC e Jornada de Educação superaram expectativas
75 painéis e trabalhos orais foram inscritos; na sexta, a palestra de encerramento foi ministrada pela Pró-reitora, Dra. Zizi Trevizan no sábado, discentes de História e Geografia apresentaram “As nações da Copa do Mundo de 2010

A unificação da Jornada de Educação e do Simpósio de Iniciação Científica da Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação) da Unoeste foi um importante passo para interação do Ensino e Pesquisa, observou a professora doutora e também diretora da faculdade, Alba Regina Azevedo Arana.
Para Arana, em sua avaliação final da décima edição dos eventos, a escolha do tema Ética trouxe diálogos muito interessantes tanto para os acadêmicos quanto para os professores. “O tema ‘Princípios e Valores: desafios da educação e pesquisa’ promoveu uma discussão sobre o comportamento, as normas, as políticas, as diretrizes que regem a Educação e como essas regras interferem na formação dos alunos. A preocupação com a Educação e a pesquisa foi foco deste evento, desta forma, a conscientização, a politização e formação cultural abre o espaço para as discussões das dimensões éticas do saber. Pois a reflexão teórica - pesquisa, a preocupação prática com a ética e a formação moral somente cabe onde é reconhecida a função educativa”.
Arana destacou a apresentação de trabalhos orais e painéis científicos. Segundo a diretora, essas atividades superaram as expectativas da organização. O SIC reuniu 35 painéis e 45 apresentações orais, nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas, concluídos ou em andamento, de alunos de Iniciação Científica, de graduação e pós-graduação da Unoeste e de outra instituições como Unesp, Unicamp, PUC, entre outras.
As professoras doutora Dayene Miralha de Carvalho e a mestre Jaqueline Batista de Oliveira foram responsáveis pelas atividades do SIC. Segundo Oliveira, os avaliadores relataram que os trabalhos são de ótima qualidade. “Vários trabalhos se destacaram, porém ainda não será possível divulgar os vencedores das diferentes áreas, porque tivemos vários trabalhos que obtiveram excelentes notas. Faremos uma reunião com os avaliadores para chegarmos a um consenso sobre a premiação dos melhores trabalhos”.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoeste, Dra. Zizi Trevizan, encerrou as atividades da programação geral com a palestra “Valores Contemporâneos: Novos Desafios para a Educação”. Baseando-se nos princípios atuais de uma “cultura do dinheiro”, descrita por Fredric Jameson, a palestrante levou os ouvintes a refletirem sobre a valorização atual do comportamento individualista, consumista e materialista.
Para tanto, Zizi utilizou-se da análise de fatos cotidianos veiculados por diferentes linguagens, portadoras das representações sociais, como linguagens da televisão, da literatura, da publicidade e da pintura. Concluiu com reflexões filosóficas sobre a complexidade da ética relacional - eu versus o outro - e a necessidade do bom senso para uma aceitação natural das diversidades de identidades humanas, em qualquer contexto social, seja na família, escola, sociedade em geral.
As últimas atividades da jornada aconteceram no sábado. Pela manhã, acadêmicos de Geografia e Histórica ministraram um workshop sobre “As nações da Copa do Mundo 2010” no Teatro César Cava. Através de um trabalho de pesquisa, os acadêmicos apresentaram o perfil dos 32 países que disputarão o evento esportivo, na África do Sul. O foco principal foi demonstrar como povos com cultura, economia e religião diferentes se unem através do futebol em busca de um objetivo em comum. Após o workshop, docentes da Faclepp participaram de almoço de confraternização na Chácara de Zootecnia, no campus II da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste