CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste e Sedepp apresentam projeto de certificação agrícola

Boas Práticas na Agricultura é uma iniciativa dos cursos de graduação e mestrado em Agronomia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste e Sedepp apresentam projeto de certificação agrícola
Reunião de apresentação do projeto aos agricultores foi desenvolvida nesta sexta-feira (21)


Uma iniciativa dos cursos de graduação e mestrado em Agronomia da Unoeste, através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), da Prefeitura de Presidente Prudente, tornou possível o desenvolvimento do projeto de certificação Unoeste GAP (Good Agricultural Practice) Boas Práticas na Agricultura. O objetivo é certificar e oferecer apoio técnico aos agricultores de hortaliças do município.

Nesta sexta-feira (21), na Sedepp, houve apresentação do projeto aos agricultores, que contou com a participação de funcionários da Coordenadoria de Agricultura e Abastecimento, docentes e acadêmicos da graduação na área da Unoeste.

“Na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório, os acadêmicos devem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Por outro lado, percebi que os agricultores precisavam ser orientados sobre plantio, colheita, cuidados com a higiene, entre outros assuntos. Decidi então, promover esta parceria”, explicou o idealizador do Unoeste GAP, professor doutor Fábio Araújo.

O docente ressaltou que após período de acompanhamento, um certificado será entregue aos agricultores que apresentarem boas práticas agrícolas. “Existem certificados em diversos setores da economia, como por exemplo, o ISO 9000. Oferecê-los aos proprietários trará mais credibilidade ao trabalho desenvolvido”.

De acordo com o coordenador da graduação em Agronomia da Unoeste, professor doutor Carlos Sérgio Tiritan, os alunos estarão sob supervisão docente. “Serão realizadas avaliações anuais nas propriedades, para decisão da entrega do certificado”.

Para Cláudio Mura, engenheiro agrônomo e coordenador de Agricultura e Abastecimento da Sedepp, a iniciativa traz benefícios para produtores e consumidores. “Receber o apoio de uma instituição como a Unoeste, com certeza trará excelentes resultados. Os produtores terão mais lucratividade, enquanto o consumidor contará com alimentos de qualidade”.

Carlos Dias, secretário de Desenvolvimento Econômico do município, também ressaltou a importância do novo projeto. “Precisamos valorizar os produtos de nossa cidade, já que a maioria das hortaliças, que são comercializadas nas feiras, vem de cidades como Londrina, Maringá e Bauru. Outra questão é a abertura de novos supermercados ainda este ano, o que aumenta a procura por estes produtos”.

O agricultor César Augusto Ribeiro, 33 anos, planta maracujá há cerca de cinco anos. “Fico feliz em receber orientações para a melhoria da minha propriedade. Processos como manejo, adubação e irrigação serão aprimorados. Sinto confiança no trabalho da Unoeste e apóio a iniciativa”.

A Sedepp irá colaborar com o transporte de alunos e proprietários.

Serviço – O lançamento do projeto será realizado na quarta-feira (26), às 9h, no Auditório Primavera, campus II da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem