CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Nematoides parasitas em plantas são objetos de estudo

Pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação e mestrado em Agronomia da Unoeste enfocam extração e identificação nos ambientes agrícolas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Nematoides parasitas em plantas são objetos de estudo
Ana Lígia Moreira, Rita de Cássia Mazzuchelli e Willian Higaki com o professor doutor da Unesp de Jaboticabal, Jaime dos Santos Maia


O Laboratório de Microbiologia da Unoeste, supervisionado pelo professor doutor Fábio Fernando de Araújo, iniciou recentemente estudos referentes à extração e identificação de nematoides parasitas em plantas.

O docente explica a necessidade da realização desta linha de pesquisa. “Existem muitas terras do Estado e plantações das usinas de cana-de-açúcar contaminadas por estes parasitas, além do interesse das empresas de sementes de pastagens que precisam da análise para exportação do produto. A Unoeste iniciou os estudos na área e pretende futuramente prestar serviço laboratorial à sociedade”.

Araújo destaca a participação de acadêmicos e egressos nos experimentos. “Existem alunos da graduação e do mestrado em Agronomia envolvidos em atividades com nematoides. Inclusive, um grupo participou, no campus da Unesp de Jaboticabal (SP), de treinamento sobre a extração e identificação desses parasitas”.

Ana Lígia de Lima Moreira, aluna do Programa de Mestrado em Agronomia ressalta a interação entre a Unoeste e outras instituições. “Durante o curso, além de aprimorar conhecimentos, mantive contato com pesquisadores de outras localidades, permitindo a troca de informações”.

Willian Akio Higaki, também mestrando da Unoeste, lembra que a participação da atividade em Jaboticabal foi enriquecedora. “O aperfeiçoamento teve a condução do pesquisador e professor doutor da Unesp, Jaime Maia dos Santos, atualmente referência no país em Nematologia. Foi uma oportunidade diferenciada para a minha carreira, pois faço estágio nessa área e também pretendo atuar no mercado de trabalho”.

A atividade contou ainda com a participação da estudante da graduação em Agronomia na Unoeste, Rita de Cássia Mazzuchelli.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem