Fisioterapia terá mudança nos trabalhos de conclusão
Artigos científicos produzidos pelos alunos do último termo do curso devem ser encaminhados para revistas da área

O curso de Fisioterapia da Unoeste, a partir deste semestre, apresenta mudança em relação aos trabalhos de conclusão (TCC) dos alunos do último termo. Além da produção de artigo científico, que desde o ano passado substitui as monografias, os acadêmicos devem apresentar comprovante de envio da pesquisa para uma revista científica da área, antes da apresentação à banca examinadora.
De acordo com o diretor do curso, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, o objetivo é incentivar a produção científica entre alunos e professores. “Eles podem desenvolver relato de caso, revisão bibliográfica, pesquisa de campo e experimental, desde que estejam no formato de artigo científico”. Ele salienta que o fato do trabalho ter sido aceito ou não pela revista não influenciará na avaliação final. “A exigência é apenas para que mostrem o comprovante de que a pesquisa foi enviada, o que permitirá o aprendizado dos acadêmicos, despertando o interesse pela pesquisa”.
A professora responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, Francis Lopes Pacagnelli, lembra que a partir do próximo ano mais mudanças serão feitas. “As pesquisas deverão ter a participação de mais dois alunos bolsistas do Probic [Programa de Bolsas de Iniciação Científica]: um do próprio curso de Fisioterapia, de termos anteriores e um de outros cursos que estejam relacionados com o tema em questão. O intuito é promover a integração entre estas graduações e proporcionar a vivência de pesquisa científica para outros alunos da Unoeste”.
João Carlos de Oliveira Lacombe, do 8º termo de Fisioterapia, conta que já está na fase de conclusão do artigo. Ele revela que no início se assustou com as novas exigências, mas que agora percebe os benefícios para o futuro profissional. “Eu gosto da prática da fisioterapia, mas caso eu me interesse em investir na carreira acadêmica e na área científica, estarei preparado por conta dessa experiência do TCC”.
Rodolfo Leonardo Martins, que participa do mesmo TCC de Lacombe, avalia como positiva esta mudança: “O artigo científico faz uma pesquisa muito mais direcionada sobre determinado tema. Isso nos dá mais segurança diante da banca e no aprendizado”.
A apresentação dos trabalhos dos acadêmicos do 8º termo para a banca examinadora será entre os dias 10 e 12 de novembro, durante a Jornada de Fisioterapia, na Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste