Alunos da Unoeste levam saúde e cuidado ao Centro do Idoso
Iniciativa reuniu alunos de Biomedicina e Enfermagem em momentos de orientação e prática profissional

Os alunos dos cursos de Biomedicina e de Enfermagem, da Unoeste Jaú, estiveram no Centro do Idoso na última semana para uma atividade de extensão voltada à promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.
Os participantes puderam vivenciar a importância da humanização no cuidado, proporcionando aos idosos um momento de atenção especial. Com isso, tiveram a oportunidade de compreender, na prática, o papel transformador da universidade junto à sociedade.
Durante a visita, a professora doutora Nailza Maestá conduziu a palestra com o tema “Nutrição para envelhecimento saudável: foco em diabetes e hipertensão”. Depois, os alunos prestaram atendimento e realizaram procedimentos aprendidos durante a graduação, como a aferição da pressão arterial e da glicemia dos idosos e dos funcionários da instituição.
“Os idosos que ficam o dia no Centro de Idosos nos receberam muito bem. Eles acompanharam nossa palestra e foram interagindo com os alunos, contando suas histórias... É algo emocionante. Somente nessas atividades conseguimos visualizar o quanto eles necessitam de atenção”, comenta a professora Nailza.
Para ela, estar em contato com a comunidade mostra como a universidade está preocupada com a saúde e o bem-estar deles, além de proporcionar um momento de aprendizado e acrescentar a formação dos alunos com novas experiências.
“As atividades de extensão junto à comunidade são fundamentais para os alunos porque mostram o quanto eles têm que unir o conhecimento da ciência da saúde e cidadania. Eles devem levar para a população todo o aprendizado que eles possuem”, finaliza.
Desenvolvimento pessoal
A experiência no Centro do Idoso também foi uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o papel da profissão e sobre o quanto a convivência com a comunidade contribui para a formação.
“Esses projetos mostram o quanto a saúde é importante para todos, independentemente da idade. Eles ajudam a mostrar que o carinho e o cuidado com o outro são essenciais para todos, especialmente para aquelas pessoas que, muitas vezes, não conseguem se locomover até unidades de atendimento à saúde”, comenta a aluna Thais Orefice de Carvalho, do 2º termo de Biomedicina.
Para ela, essa experiência ajudou a melhorar sua comunicação com as pessoas, além de aprender mais sobre como lidar com diferentes situações de saúde. “Me ajudou muito para treinar o manuseio dos equipamentos na prática, o que contribui muito para o meu aprendizado na área”.
Já para a aluna Luisa Hespanhol, do 4º termo de Enfermagem, ações de extensão são importantes tanto para o desenvolvimento pessoal de quem participa, quanto para a comunidade que recebe atendimento e orientações.
“Nós, da área da saúde, temos que lembrar que lidamos com vidas. Foi inesquecível o carinho que recebemos dos idosos, tão interessados e participativos. Essa ação só me fez ter mais certeza de que escolhi o curso certo e a universidade certa, que sempre é tão presente na comunidade de Jaú”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste