CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ginástica Laboral: 10 anos da ação é celebrada com inovações

Elaboração de programas nutricionais, dietas, caminhadas, estão entre as atividades que serão desenvolvidas com os funcionários em 2011


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Ginástica Laboral: 10 anos da ação é celebrada com inovações
No Campus II, atividades são realizadas em pontos estratégicos e reúnem funcionários de diversos setores


Exercícios embasados em temáticas específicas como motivação, autoestima, humildade, além da realização de caminhadas periódicas, elaboração de programas nutricionais e esclarecimentos sobre dietas alimentares. Estas são algumas das inovações que o Programa de Ginástica Laboral da Unoeste oferece aos funcionários em 2011. O projeto, que visa a prevenção e tratamento dos Distúrbios Ocupacionais Relacionados ao Trabalho (Dort), tem a coordenação de Lucelena Marasca e comemora 10 anos de implantação, o que torna a Unoeste pioneira entre as empresas de Presidente Prudente na realização atividades deste gênero.

As sessões de Ginástica Laboral são realizadas no Campus II em pontos estratégicos que reúnem diversos departamentos; já no Campus 1, os setores são visitados pelo orientador para o desenvolvimento dos exercícios. “É de grande valia a preocupação da Unoeste com o bem-estar dos seus funcionários, oferecendo práticas de promoção da saúde. A ginástica laboral contribui com a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, pois as orientações recebidas se estendem para os familiares”, explica Lucelena.

Ela observa ainda que os resultados obtidos com a ação são excelentes. “É nítida a melhoria do relacionamento interpessoal, proporcionando uma interação que estimula ainda mais o trabalho coletivo. As pessoas desenvolvem suas funções mais felizes. Vale lembrar que através do sorriso muitas células do corpo humano vibram, podendo evitar doenças”.

O orientador do projeto no Campus I, Wellington Mendes da Silva, conta que a ginástica laboral não envolve somente exercícios de alongamento. “Quando associada à dinâmicas de grupo e atividades recreativas, transforma-se em uma ferramenta importante para o combate do estresse, ansiedade e depressão”. Ele revela também que “além da prevenção, as ações auxiliam as pessoas que já possuem uma doença ocupacional, minimizando os efeitos causados pela patologia”.

Marisa Françon atua como assistente administrativa de Biblioteca no Campus I. Ela destaca que essas atividades beneficiaram seu desempenho no ambiente de trabalho. “Antes da implantação do projeto tinha muitas dores na coluna, pernas e ombro. Através dos exercícios senti um grande alívio destes incômodos e, além disso, recebi orientações sobre a postura correta que devo adotar durante o expediente”.

Lucelena Marasca acrescenta ainda que são realizadas parcerias entre outros setores da Universidade com o intuito de elevar a qualidade de vida dos funcionários. “Em uma ação conjunta com os departamentos de Medicina e Segurança do Trabalho, buscamos oferecer serviços que previnem doenças ocupacionais e proporcionam o bem-estar”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem