CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Faclepp integram oficina sobre plantas medicinais

Atividade reuniu integrantes do Grupo de Pesquisa do Meio Ambiente através dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Química


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Alunos da Faclepp integram oficina sobre plantas medicinais
Membros do grupo de pesquisa acompanhados por Renata Médice Frayne Cuba, Décio Gomes de Oliveira e Ana Cláudia Pacheco
Foto: Ector Gervasoni Alunos da Faclepp integram oficina sobre plantas medicinais
No período da tarde atividade prática ocorreu no horto de plantas medicinais da Universidade


Os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Química que integram o Grupo de Pesquisa do Meio Ambiente da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, participaram nesta sexta-feira (29), no campus II, da Oficina de Capacitação sobre Plantas Medicinais, Tóxicas e Alimentos Funcionais.

O aperfeiçoamento é uma iniciativa da coordenadora do curso de Química, Patrícia Alexandra Antunes e da coordenadora de pesquisa da Faclepp, Renata Médice Frayne Cuba e foi oferecido pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, através do gerente de Ações Extensivas da Saúde, Décio Gomes de Oliveira e contou ainda com a participação da docente do Programa de Mestrado em Agronomia, Ana Cláudia Pacheco.

“Durante a manhã os alunos receberam o embasamento teórico que teve entre as abordagens a palestra ministrada pela professora Ana Cláudia Pacheco intitulada ‘Plantas Tóxicas’. No período da tarde além dos conhecimentos técnicos os integrantes da oficina desenvolveram a parte prática no horto de plantas medicinais da Unoeste”, disse Décio.

Ele acrescentou que este trabalho proporcionou uma complementação diferenciada. “Em um primeiro momento realizamos a sensibilização dos acadêmicos para a conscientização da necessidade de implementar a pesquisa sobre plantas medicinais e alimentos funcionais. Além disso, este suporte contribui diretamente para os estudos que podem ser realizados em outros lugares e situações”.

Renata explicou que as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa são multidisciplinares. “Estudamos as diversas áreas do meio ambiente. Com o tema Plantas Medicinais são feitas análises em vários âmbitos, os alunos de Matemática realizam o levantamento estatístico de uso, os de Química atua na caracterização e extração das plantas e os de Ciências Biológicas trabalha nos testes de mutagenicidade”.

Para Guilherme Rodrigues Figueiredo, do 2º termo do bacharelado em Química, esta oficina proporcionou um importante embasamento. “É de grande valia aprender sobre o nosso objeto de estudo, desde as novas técnicas de coleta até as maneiras de extração das plantas”. O acadêmico observou também que participar de um grupo de pesquisa possibilita o enriquecimento para o exercício da futura profissão. “A interdisciplinaridade dos estudos amplia os conhecimentos relacionados à área e em outros segmentos”.

A oficina de capacitação teve ainda a participação de acadêmicos do curso de Farmácia da Unoeste e Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem