Campanha “Eu sou 12 por 8” ocorre na próxima semana
Serviços como aferição da pressão arterial e orientações serão prestados por alunos e docentes da Unoeste

O dia 26 de abril será marcado por ações nos campi da Unoeste, no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente e na Praça Nove de Julho, através da 2ª edição da Campanha “Eu Sou 12 por 8”. A iniciativa, idealizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), visa conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial nos níveis adequados.
De acordo com a vice-presidente da regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e docente do curso de Medicina da Unoeste, Margaret Assad Cavalcante, a hipertensão é uma doença assintomática e que pode causar infartos, derrames e problemas arteriais periféricos muito graves. “No Brasil atualmente existem mais de 30 milhões de hipertensos e estima-se que apenas 10% deles façam o controle adequado da doença”, explica.
A docente conta que alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Medicina, através das Ligas Acadêmicas de Cardiologia e Hipertensão, estarão nos locais determinados verificando a pressão arterial da população e orientando sobre os riscos e prevenção da doença. “Conscientizaremos a comunidade sobre a importância de manter uma vida saudável, ou seja, ter uma alimentação balanceada e livre de muito sal, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o estresse diário são as principais armas contra a hipertensão”, salienta.
Valéria Cristina dos Santos Rodrigues, assistente social do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste, conta que no último ano muitos funcionários da Universidade descobriram a hipertensão e começaram os cuidados imediatamente. “No caso de trabalhadores da instituição procuramos fazer um acompanhamento de uma semana na Medicina do Trabalho. Caso seja constatada a doença, encaminhamos a pessoa a um cardiologista. Este ano, além dos funcionários da Unoeste, pretendemos levar as informações para toda a população, por isso, os locais foram ampliados”, revela.
Serviço – Os atendimentos serão realizados das 7h30 às 17h no campus I da Unoeste (próximo ao Teatro César Cava), campus II (no hall de entrada do bloco B3), Hospital Regional (na entrada principal e em frente ao AME – Ambulatório Médico de Especialidades) e no calçadão da Praça Nove de Julho. Mais informações sobre a campanha, no //www.eusou12por8.com.br
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste