Direito inicia estudos sobre assédio moral e exclusão social
Objetivo é informar a sociedade sobre seus direitos e deveres no âmbito trabalhista


O curso de Direito da Unoeste, com o objetivo de ampliar e fomentar a produção de pesquisas criou recentemente dois grupos de estudo sobre os temas Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e Exclusão Social do Empregado. Os encontros são coordenados pela docente Viviane Patrícia Scucuglia Litholdo e ocorrem semanalmente na Sala de Atividades Complementares, no bloco B2, campus II.
“Os estudos, além de aprimorarem a formação acadêmica, têm o objetivo de informar a sociedade sobre seus direitos e deveres no âmbito trabalhista. Pretendemos detectar quais são as questões que envolvem estes temas, e futuramente, montar uma cartilha informativa para a população. Muitos indivíduos ainda sofrem por desconhecerem estes assuntos”, explica a professora Viviane.
O coordenador desta graduação, José Carlos Dalben, ressalta a importância das pesquisas. “Com a publicação de artigos, cartilhas, livros e informativos, é possível promover a conscientização social. Milhares de trabalhadores sofrem diariamente com o assédio moral. Estas vítimas podem não conseguir ingressar novamente no mercado de trabalho, o que gera a exclusão social”.
O acadêmico Higor André dos Santos, do 5º termo, faz parte do grupo de estudo sobre Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. “É um tema atual onde tenho a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos, pois pretendo enfocar o assunto no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A Unoeste, através do corpo docente qualificado, forma excelentes profissionais”, afirma ele, que realiza seus estudos com o colega de sala, Leonardo da Silva.
Quem também pretende se aprimorar através desta iniciativa é Omar Sufen Filho, do 7º termo, que integra o grupo de estudo sobre Exclusão Social do Empregado. “Além de enriquecer minha formação, me sinto estimulado a transferir meus conhecimentos para outros alunos, através da produção de artigos e da apresentação do tema em eventos como o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe)”.
Serviço – Além desses temas, docentes do curso de Direito se reúnem para discutirem questões relacionadas ao Direito Constitucional. O encontro é aberto a todos os alunos interessados e conta com a participação dos professores João Paulo Ângelo de Vasconcelos, Adriana Aparecida Giosa Ligero, Rosa Maria Guimarães Alves, Shirley Oliveira Lima Nomura e Ana Augusta Rodrigues Westin Ebaid, contratada especialmente para orientar as pesquisas realizadas na graduação. O grupo é coordenado pelo professor Marcos Antônio Striquer Soares. A atividade é realizada quinzenalmente às 17h, na sala 308, bloco B2, campus II. Mais informações pelo telefone: (18) 3229-2022.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste