Farmácia programa orientações sobre o uso de medicamentos
5 de maio é Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos; data alusiva terá diversas atividades de informação e conscientização

O curso de Farmácia da Unoeste, através do Diretório Acadêmico (DA), representando a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar) e em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) e a Secretaria Municipal de Saúde, promove no dia 5 de maio, das 9 às 17h, na Praça Nove de Julho de Presidente Prudente, campanha de orientação à comunidade sobre o uso de medicamentos. O evento denominado “Campanha 5 de Maio” será realizado no Dia Nacional de Mobilização dos Estudantes de Farmácia pela Conscientização da População quanto ao Uso Correto de Medicamentos e contará com caminhada no calçadão, mini-palestras apresentadas por alunos da graduação, panfletagem e orientações.
De acordo com o vice-presidente do DA, Antônio Bonfim, este trabalho será realizado pela primeira vez em Presidente Prudente. “O evento é destaque nacional e oportuniza ao curso de Farmácia da Unoeste, desenvolver desde a graduação o trabalho do farmacêutico com a população. Vale ressaltar também, que a Universidade possui uma grande representação na Enefar e que por meio deste trabalho, comprova o seu compromisso com a responsabilidade social”.
O coordenador do curso, Luis do Nascimento Ortega, conta que esta atividade mobiliza corpo docente e alunos de todos os termos. “Nesta semana que antecede a data, realizaremos uma preparação diferenciada com os envolvidos, no qual os professores oferecerão todo o suporte necessário para os acadêmicos desenvolverem os trabalhos”.
Ele revela a importância desta prestação de serviço à comunidade. “É necessário que as pessoas se informem sobre os medicamentos que podem ser vendidos somente com prescrição médica e dos que são adquiridos sem esta solicitação. Ambos oferecem riscos e devem ser utilizados com precaução, além disso, será montado um posto de coleta de medicamentos vencidos que não podem ser descartados em qualquer ambiente e também serão disponibilizadas orientações sobre chás fitoterápicos, forma de armazenamento e utilização”.
Ortega destaca ainda a contribuição do evento para a formação profissional dos futuros farmacêuticos. “Uma campanha de grande porte que visa a promoção da saúde desenvolve o lado humanístico do acadêmico e também é uma oportunidade diferenciada de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”.
A “Campanha 5 de Maio” integra as atividades da XVIII Jornada Acadêmica de Farmácia, que será realizada entre os dias 2 e 6 de maio.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste