Hospital Veterinário recebe novos equipamentos
Foram adquiridos monitor cardíaco, bomba de infusão, desfibrilador, oxigênio encanado e kit de entubação endotraqueal



“Podemos salvar a vida de muitos animais”, afirma a docente do curso de Medicina Veterinária da Unoeste, Silvia Franco Andrade, sobre a aquisição dos novos equipamentos de emergência para o Ambulatório de Pequenos Animais do Hospital Veterinário (HV).
Foram adquiridos: monitor cardíaco MX-10/Emai, bomba de infusão MP-20/Celm, desfibrilador DX-10 Plus/Emai, oxigênio encanado Protec e um kit de entubação endotraqueal. Ela conta que na região, existem poucos locais que oferecem estes recursos. “São equipamentos de alto custo que fazem toda a diferença durante o atendimento de urgência”, lembra Silvia.
A docente Adriana Falco de Brito, responsável pelos estágios supervisionados no HV, também aprovou as novas aquisições. “É gratificante saber que podemos acolher e cuidar dos animais com uma estrutura como esta. Além disso, a comunidade pode contar com um serviço de excelência”, ressalta Adriana, que ministra a disciplina de Enfermidades Infecciosas.
Ela destaca a importância da aquisição da bomba de infusão, capaz de calcular o tempo e a quantidade de soro e medicamentos indicados para os animais. “Caso o cão ou gato receba uma dose menor ou maior de soro, o aparelho nos emite um sinal. Este equipamento atua com exatidão, por isso, é muito confiável”.
Adriana explica sobre o monitor cardíaco, que atua em conjunto com a bomba de infusão. “Ele apresenta um eletrocardiograma em tempo real e nos mostra como está o ritmo e a frequência cardíaca do animal. É fundamental durante o atendimento de emergência”.
A residente Mariele Catherine Alves Silva, do 2º ano, explica como funciona outro aparelho adquirido: o desfibrilador. “Ao emitir descargas elétricas, ele pode reverter uma parada cardíaca. É utilizado na tentativa de normalizar os batimentos do coração e ‘ressuscitar’ um animal”. Para ela, o acesso a equipamentos modernos enriquece a formação profissional e prepara os médicos veterinários para o mercado de trabalho.
Serviço - O Hospital Veterinário da Unoeste está localizado no campus II. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (18) 3229-2035.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste