Projeto incentiva reaproveitamento de lixo eletrônico
“Click Verde” é uma iniciativa da Faculdade de Informática da Unoeste e conta com a participação de acadêmicos
A professora da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, Daniela Tereza Ascencio Russi, e o coordenador do curso de Ciência da Computação, Emerson Silas Dória, deram início este ano a um projeto de conscientização ambiental e reaproveitamento de lixo eletrônico denominado “Click Verde”.
De acordo com Daniela, a ideia é utilizar o material descartado para a produção de porta-retrato, prancheta, porta-caneta, relógio, enfeite, entre outros. “Como o projeto é novo, estamos na fase de separação dos materiais. O próximo passo será produzir aproximadamente 100 objetos para serem levados até as escolas de Ensino Médio de Presidente Prudente”, ressalta a professora.
Ela explica que tudo começou com uma pequena exposição de produtos no Festival Cultural da Fipp em 2010. “Uma aluna produziu alguns jogos manuais com sucata eletrônica. O ‘Click Verde’ implantado este ano tem o auxílio de duas acadêmicas do 1º termo do curso de Ciência da Computação, que mostraram interesse pelo projeto e toda semana se dedicam a ele”, informa Daniela.
Para Emerson, além de incentivar a educação ambiental dentro da Universidade, a iniciativa possibilita a integração com alguns colégios de Ensino Médio. “Pretendemos, após a produção dos produtos, levar este material nas escolas e sugerir cursos para os professores, de maneira que eles possam desenvolver os mesmos trabalhos paralelamente. Esta é uma maneira do adolescente visualizar a área de Informática de outra maneira”, revela. O coordenador de Ciência da Computação adianta que a Faculdade de Comunicação Social da Unoeste será parceira através da criação e desenvolvimento de materiais para divulgação do projeto.
Gabriela Guilherme de Almeida, uma das acadêmicas envolvidas, conta que por ser estudante de Informática sabe que a área gera muito lixo eletrônico e que é seu dever ter consciência ambiental. “Achei muito interessante essa proposta. O fato de futuramente levar noções de sustentabilidade para os adolescentes será muito importante, pois se trata de um público que está em processo de formação e que muitas vezes não tem acesso a este tipo de informação”.
Já a outra aluna, Cíntia Cristina Costa Diniz, salienta que será um ganho muito grande para os jovens o contato com este trabalho, pois as escolas às vezes esquecem de oferecer ações que estimulem a criatividade dos estudantes. “No Ensino Médio o foco é o vestibular, mas é preciso que os alunos tenham acesso a outro tipo de atividade até mesmo para ampliar as possibilidades de estudo”, conclui.
As atividades do projeto “Click Verde” são realizadas as quartas-feiras, no período da tarde. Qualquer aluno da Fipp pode participar e os interessados devem entrar em contato com a professora responsável.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste