CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste esteve representada em reunião da Anvisa no DF

Assuntos referentes aos antibióticos e anorexígenos foram tratados na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta semana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Unoeste Unoeste esteve representada em reunião da Anvisa no DF
Adriano Falvo é docente, integrante do NEP e representa o CRF-SP na Comissão Externa de Implantação e Acompanhamento do SNGPC


O professor do curso de Farmácia da Unoeste, Adriano Falvo, esteve esta semana em reunião na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília (DF), para a discussão de assuntos voltados aos antibióticos e anorexígenos. Ele também integra o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e representa o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) na Comissão Externa de Implantação e Acompanhamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

No encontro foi definida a suspensão do prazo, que terminaria no próximo dia 25 de abril, para que as farmácias passassem a registrar a dispensação de antibióticos no SNGPC. “Estive juntamente com a gerente de fiscalização do CRF-SP, Paula Pessoa, nesta reunião, quando o conselho e também a Alanac [Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais] fizeram algumas propostas para a criação de uma nova resolução que revogará a RDC 44/2010, que prevê regras para vendas de antibióticos. Entre as sugestões está o não controle de retenção de receitas no caso dos antimicrobianos para uso dermatológico”.

Outra questão tratada diz respeito aos anorexígenos. Durante a reunião houve a apresentação do relatório da Anvisa pela chefe do Nuvig, Maria Eugênia Cury. O documento se mostra contrário à manutenção dos registros dos anorexígenos no Brasil, o que ocasionaria a retirada desses produtos do comércio. A venda dos mesmos já é proibida na comunidade européia, Canadá, Estados Unidos e na maioria dos países da América do Sul. A Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu que haverá um painel internacional, que envolverá todas as entidades favoráveis e contrárias a permanência dos inibidores de apetite nos estabelecimentos farmacêuticos, além dos coordenadores do estudo Scout (provou a ineficácia da Subtramina) e membros da FDA (órgão de regulamentação dos Estados Unidos). A intenção é que haja a discussão, antes da decisão final da Diretoria Colegiada da Anvisa.

“A minha participação na reunião possibilita trazer informações atualizadas para dentro da sala de aula, já que leciono a disciplina de Legislação Farmacêutica. Além disso, é uma maneira de participar ativamente de ações relacionadas à Política Nacional de Medicamentos Controlados. Como membro do NEP essas informações também são fundamentais para atualizar os profissionais da área através de cursos e palestras pelo CRF-SP”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem