CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educador aborda reconstrução da autoimagem do professor

Em palestra para 1,1 mil acadêmicos da Faclepp/Unoeste, Nailor Marques Junior fala sobre o Papel do Professor


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Educador aborda reconstrução da autoimagem do professor
Nailor enfatizou o ensino autônomo e humanizado
Foto: Débora André Educador aborda reconstrução da autoimagem do professor
Alunos do curso de Música empolgaram público no Ginásio de Esportes
Foto: Débora André Educador aborda reconstrução da autoimagem do professor
Mesa de autoridades: Nailor Marques, Patrícia Antunes, Alba Arana, José Eduardo Creste, Zizi Trevizan e Darcy Alessi


Com 20 anos de experiência em sala de aula, Nailor Marques Junior falou sobre o Papel do Professor na palestra de abertura da XII Jornada de Educação e do XII Simpósio de Iniciação Científica da Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação) da Unoeste, realizada na noite desta segunda-feira (2), no Ginásio de Esportes do campus I. Acadêmicos do curso de Música fizeram apresentações antes do início da atividade.

O principal ponto focado por Nailor foi a reconstrução da autoimagem do professor e o verdadeiro significado da existência deste profissional tão necessário. “Você pode passar a vida inteira sem precisar de um advogado, arquiteto e de muitas outras profissões. Mas todos os profissionais são o que são e exercem suas funções por causa dos professores”, enfatizou Nailor.

Suas reflexões ganham a força de imagem das metáforas – fruto da disciplina que ministra, a Literatura – como a que ilustra a flexibilidade e a humanização do ensino. “A aroeira é uma árvore muito forte, porém com uma ventania ela vai ao chão. O pinheiro também é resistente, mas com o vento se parte. Já o bambu é resistente, porém flexível. Por mais forte que seja o vento, ele se deita ao chão depois se levanta inabalável”.

Durante a palestra, Nailor discorreu sobre vários temas da contemporaneidade como o ensino autônomo. Destaque para os quatro pilares da educação (fazer, aprender, conviver e ser), estabelecendo uma releitura crítica e atual sobre as proposições da Unesco para a América Latina, que o professor utilizou para encerrar seus pensamentos.

Até quinta-feira (5), a programação inclui 50 minicursos, palestras, mesas redondas, apresentações de painéis e sessões de comunicação oral. Na sexta-feira (6), a palestra de encerramento ocorre no Teatro César Cava, campus I. O tema “Ciência, formação humanística e sustentabilidade” será abordado pelo professor doutor Maurício Waldman, da Unicamp.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem