CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Clínica de Fisioterapia inicia Reabilitação Vestibular

Tratamento realizado pela graduação da Unoeste é pioneiro na cidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Clínica de Fisioterapia inicia Reabilitação Vestibular
O programa de exercícios é passado de maneira personalizada para cada paciente
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Clínica de Fisioterapia inicia Reabilitação Vestibular
Pessoas de todas as idades podem apresentar tonturas ou vertigens


Começou nesta manhã (11) o Projeto Reabilitação Vestibular, realizado pelo curso de Fisioterapia da Unoeste. As atividades consistem em atendimentos na Clínica de Fisioterapia a pacientes que possuem certas doenças e problemas relacionados a vertigens ou tonturas.

De acordo com a professora responsável, Renata Aparecida de Oliveira Lima, os tratamentos de reabilitação vestibular existem há muito tempo, porém na cidade é um projeto pioneiro. “Os pacientes atendidos, dentre diversos outros problemas, possuem uma alteração no labirinto, que fica localizado dentro do ouvido. A maior preocupação acontece com os idosos, por conta das quedas e fraturas que ocorrem pela consequência dessas tonturas, porém, é algo que pode atingir pessoas de todas as idades”, explica.

A docente salienta que o projeto nasceu por uma necessidade cada vez mais comum na sociedade, já que a população está envelhecendo e daqui algumas décadas, o Brasil será o 6º país que mais terá idosos no mundo. “Os atendimentos serão divididos em duas partes: os de atenção primária, voltados à prevenção, e o terciários, com atividades específicas para quem já possui o problema, com exercícios individualizados para cada paciente”.

Ela revela que muitas pesquisas já constatam que alguns jovens têm mostrado quadros de tontura, por causa do estilo de vida moderno como sedentarismo, alimentação errada e muito tempo diante de video games. “Pessoas com hipertensão, diabetes, esclerose múltipla, parkinson e mulheres na pré-menopausa e menopausa também podem apresentar algumas queixas”, fala.

Dentre os diversos exercícios e atividades que serão passados aos pacientes estão: Treinamento funcional, pilates, RPG, exercícios de propriocepção, exercícios de força muscular, atividades na piscina terapêutica, WI reabilitação, entre outros. “Através do meu auxílio, os acadêmicos do 7º e 8º termos da disciplina de Neurologia farão os atendimentos aos pacientes da reabilitação vestibular. Porém, a atividade está aberta para todos os alunos do curso, através do estágio de observação”, revela Renata.

Serviço – De início os atendimentos serão realizado às quintas-feiras, das 8h às 11h. Para os interessados que quiserem mais informações, entre em contato com a Clínica Escola de Fisioterapia pelo telefone: (18) 3229-1086.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem