CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fisio lembra data comemorativa com prestação de serviço

Dia do Fisioterapeuta foi celebrado com ação voltada às gestantes da UBS Brasil Novo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Fisio lembra data comemorativa com prestação de serviço
Acadêmicas de Fisio realizaram com as gestantes exercícios posturais, fortalecimento muscular e drenagem linfática
Foto: Gabriela Oliveira Fisio lembra data comemorativa com prestação de serviço
Docentes e acadêmicas da graduação estiveram envolvidos na ação


Em alusão ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado no último dia 13, o curso de Fisioterapia da Unoeste em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito – SP) realizou, nesta quarta-feira (17), atendimentos fisioterapêuticos voltados às gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP).

A iniciativa foi desenvolvida pelas acadêmicas dos 7º e 8º termos da graduação e contou com o acompanhamento do coordenador do curso, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas e dos professores Marcelo Claudio Amaral Santos, Francis Lopes Pacagnelli e Gabriela Andrade Piemonte Lopes.

Santos, que também é conselheiro do Crefito, explica que a principal ideia deste projeto foi comemorar o aniversário da profissão com uma prestação de serviço à comunidade, a fim de mostrar a importância do fisioterapeuta nos cuidados com a saúde coletiva. “Durante esta semana, todas as subsedes do conselho no Estado de São Paulo farão este trabalho. Vale destacar que para a idealização desta atividade em Prudente firmamos uma parceria com o curso de Fisioterapia da universidade, visto que essa graduação já atende a UBS Brasil Novo”, explica.

Francis declara que esta ação comemorativa teve como foco a saúde da gestante. “As acadêmicas realizaram nestas pacientes várias atividades como exercícios posturais, de fortalecimento muscular, alongamentos e drenagem linfática. É válido salientar que o intuito destas práticas é prevenir e combater os incômodos que surgem com a gravidez”, diz.

Luciana Restani Valentim Junqueira cursa o 8º termo da graduação e participou dos atendimentos. “Acredito que este trabalho proporciona um contato diferenciado com a comunidade. Além disso, é muito satisfatório utilizar os conhecimentos obtidos em sala para contribuir com o bem estar destas pessoas”.

O coordenador do curso aponta que esta iniciativa desenvolvida de maneira coletiva, integrou alunos e professores. “A partir de experiências como esta, os universitários têm uma visão de um trabalho que disponibiliza uma atenção especial para as pessoas a nível primário, ou seja, na prevenção de doenças e incapacidades, que promovem uma melhor qualidade de vida”.

Extensão – Francis comenta ainda que todas as atividades desenvolvidas pela Fisioterapia no bairro integram o Estágio de Saúde Pública da graduação, projeto que está cadastrado junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da universidade. “Além da atenção à saúde de gestantes, também realizamos na UBS deste bairro atendimentos de fisioterapia respiratória em crianças, bem como palestras direcionadas a educação e saúde. Vale acrescentar que desenvolvemos atividades psicomotoras com as crianças atendidas na creche deste bairro e posturais com os alunos da Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbet. Possuímos também, um grupo de reabilitação cardiovascular e prestamos orientações posturais com os adolescentes da Associação Bethel”, encerra.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem