Fisio lembra data comemorativa com prestação de serviço
Dia do Fisioterapeuta foi celebrado com ação voltada às gestantes da UBS Brasil Novo


Em alusão ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado no último dia 13, o curso de Fisioterapia da Unoeste em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito – SP) realizou, nesta quarta-feira (17), atendimentos fisioterapêuticos voltados às gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP).
A iniciativa foi desenvolvida pelas acadêmicas dos 7º e 8º termos da graduação e contou com o acompanhamento do coordenador do curso, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas e dos professores Marcelo Claudio Amaral Santos, Francis Lopes Pacagnelli e Gabriela Andrade Piemonte Lopes.
Santos, que também é conselheiro do Crefito, explica que a principal ideia deste projeto foi comemorar o aniversário da profissão com uma prestação de serviço à comunidade, a fim de mostrar a importância do fisioterapeuta nos cuidados com a saúde coletiva. “Durante esta semana, todas as subsedes do conselho no Estado de São Paulo farão este trabalho. Vale destacar que para a idealização desta atividade em Prudente firmamos uma parceria com o curso de Fisioterapia da universidade, visto que essa graduação já atende a UBS Brasil Novo”, explica.
Francis declara que esta ação comemorativa teve como foco a saúde da gestante. “As acadêmicas realizaram nestas pacientes várias atividades como exercícios posturais, de fortalecimento muscular, alongamentos e drenagem linfática. É válido salientar que o intuito destas práticas é prevenir e combater os incômodos que surgem com a gravidez”, diz.
Luciana Restani Valentim Junqueira cursa o 8º termo da graduação e participou dos atendimentos. “Acredito que este trabalho proporciona um contato diferenciado com a comunidade. Além disso, é muito satisfatório utilizar os conhecimentos obtidos em sala para contribuir com o bem estar destas pessoas”.
O coordenador do curso aponta que esta iniciativa desenvolvida de maneira coletiva, integrou alunos e professores. “A partir de experiências como esta, os universitários têm uma visão de um trabalho que disponibiliza uma atenção especial para as pessoas a nível primário, ou seja, na prevenção de doenças e incapacidades, que promovem uma melhor qualidade de vida”.
Extensão – Francis comenta ainda que todas as atividades desenvolvidas pela Fisioterapia no bairro integram o Estágio de Saúde Pública da graduação, projeto que está cadastrado junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da universidade. “Além da atenção à saúde de gestantes, também realizamos na UBS deste bairro atendimentos de fisioterapia respiratória em crianças, bem como palestras direcionadas a educação e saúde. Vale acrescentar que desenvolvemos atividades psicomotoras com as crianças atendidas na creche deste bairro e posturais com os alunos da Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbet. Possuímos também, um grupo de reabilitação cardiovascular e prestamos orientações posturais com os adolescentes da Associação Bethel”, encerra.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste