CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde Visual do Escolar fecha programação em 26 de novembro

Atendimento é levado para 21ª de 24 escolas beneficiadas com o projeto que oferece testes, consultas e óculos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar fecha programação em 26 de novembro
Teste de acuidade para alunos da Escola Fátima Falcon
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar fecha programação em 26 de novembro
Utilização da Tabela de Snellen para os testes
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar fecha programação em 26 de novembro
Equipes da escola, Unoeste, Lions e Banco de Olhos


O projeto Saúde Visual da Escolar contribui para suprir a falta de tempo dos pais em levaram os filhos ao oftalmologista, e possibilita que a própria criança pense em se cuidar. A constatação é da diretora da Escola Estadual Fátima Aparecida Costa Falcon, Mara Lúcia Zaperlon Silva. Na tarde desta quarta-feira (31), testes de acuidade visual foram feitos em 75 alunos do 5º ano, dos quais 13 encaminhados para consulta no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Presidente Prudente.

A iniciativa do Lions Clube Cinquentenário tem entre os parceiros a Unoeste, através da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com o envolvimento do curso de Medicina. Acadêmicos fazem os testes, acompanhados e orientados por professores. A equipe de hoje na escola do Jardim Jequitibás I esteve acompanhada dos professores André Luís Silvestre e Rogéria Cristina Castilho. Restam três de 24 escolas envolvidas no projeto para concluir o programa de 2012.

Estão agendadas para os dias 7 e 8 de novembro as escolas João Alfredo da Silva e Celestina Teixeira, respectivamente dos bairros rurais de Eneida e Floresta do Sul. O agendamento na Escola Mirella Pesce Desidere, localizada no Cohab, será definido nos próximos dias. A assistente social do banco de olhos Fátima Rota conta que no dia 26 de novembro ocorrerá a última série de consulta do ano, para alunos de cinco escolas.

O presidente Irineu Sesti Filho anuncia que o balanço parcial apresenta que precisaram de consulta 16,7% de cerca de 2 mil alunos que passaram pelos testes. Um percentual que é praticamente a metade do que ocorria em 2010, quando o projeto foi lançado. “Redução que atesta a eficiência do projeto que atende a alunos do 5º ano do ensino fundamental, em escolas estaduais”, diz o dirigente voluntário que esteve acompanhado do tesoureiro Antônio Sallas Molina, do secretário José Laury Miskulyn e do diretor José do Carmo Ferreira.

O diretor Jair Marcelino deu suporte à logística pelo Lions, clube de serviço que oferta óculos para quem precisar. A equipe da assistência social liderada por Fátima contou com as estagiárias Camila Cabrera e Aparecida Freitas. Além da diretora Mara Lúcia, a recepção foi feita pela coordenadora pedagógica Sônia Maria do Nascimento. “A Unoeste tem contribuído com a escola, promovendo prevenção em saúde. No ano passado ocorreu um levantamento de obesos e hipertensos, numa ação do curso de Enfermagem e que envolveu o município através da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sou extremamente a favor dessas ações”, afirma Mara Lúcia.

Agradecimentos – Recentemente, alunos da Escola Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro – localizada na Vila Charlotte – enviaram cartinhas de agradecimento aos estudantes da Unoeste. Numa delas, Lara Silveira Silva, produziu desenhos de crianças e escreveu: “Queridos estudantes da Unoeste! Obrigado por analisar meus olhos e os dos meus amigos! Acho uma boa profissão, que cuida dos nossos olhos para vermos um mundo melhor! Obrigado! Muito obrigado profissionais da Unoeste! Para: todos os estudantes”.

Maria Isabela de Souza Pompei deu parabéns aos estudantes de Medicina pela escolha da profissão e manifestou o desejo de que Deus abençoe a todos. Falou em amor e carinho para agradecer e dizer da satisfação pelo atendimento recebido. “Esta profissão é a do meu coração. Parabéns para vocês! Tenho orgulho em dizer que minha escola tem parceria com a faculdade Unoeste! Que vocês consigam passar pelos testes, que arranjem empregos e um consultório muito bom”, escreveu Maria Isabela.

Outra mensagem foi produzida em forma de poema: “Uma matéria linda,/ uma carreira pela frente, / um trabalho exigente.// 2 olhos,/ 1 visão/ e uma paixão / no coração.// Um sentimento,/ uma visão,/ um sentido/ com muito estilo!// Parabéns,/ por essa profissão, / que vocês a farão/ com o coração,/ e a união.//” Ao lado, a seguinte informação: “Você sabia que não enxergamos com os olhos, mas sim com o cérebro, com 125 moléculas captando a imagem que vai passar a informação para os nossos olhos”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem