Árvore da Solidariedade tem apoio do curso de Psicologia
Campanha conta com o envolvimento também da Faculdade de Informática (Fipp) no desenvolvimento de um sistema de cadastro de doadores



O Natal se aproxima e os sentimentos de solidariedade e amor ao próximo se fortalecem. Para as crianças, a magia desta data também tem outro significado. Muitas aguardam durante todo o ano a visita do bom velhinho com um presente especial. Com o objetivo de atender a expectativa de crianças carentes, o Rotary Clube de Presidente Prudente e o Prudenshopping realizam a 11ª edição do projeto Árvore da Solidariedade, que pelo terceiro ano consecutivo conta com o apoio da Unoeste, por meio do curso de Psicologia. A novidade deste ano é que o cadastro dos doadores é realizado de forma eletrônica, por meio de um programa desenvolvido pelos alunos e professores da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste. Esse novo método facilitará o contato com os colaboradores.
Desta vez, 410 alunos da Escola Municipal Juracy Meneses Peralta, do Humberto Salvador, serão comtemplados. Os presentes serão entregues, no dia 14 de dezembro, pelo Papai Noel.
O balcão da campanha está instalado no piso inferior do Prudenshopping, sendo que ao lado foi montada uma árvore de Natal decorada com bolas que informam o nome completo, sexo, tamanho de roupas e calçado de cada criança. A campanha 2012 teve início oficialmente no último sábado (3), quando estiveram reunidos representantes das instituições parceiras.
A diretora do curso de Psicologia da Unoeste, doutora Regina Gioconda de Andrade, pontua que esta ação contribui no aspecto humanístico dos acadêmicos. “Este é o terceiro ano que participamos e é extremamente gratificante poder proporcionar, por meio desta parceria, a oportunidade dos nossos alunos exercitarem a solidariedade e contribuir com um Natal mais feliz para as crianças da escola escolhida”, discorre.
Para o presidente do Rotary Clube de Presidente Prudente, Manoel Silva Felix da Costa, ter parceiros como o Prudenshopping e a Unoeste fortalece a campanha. “A Unoeste, por exemplo, está há 40 anos na cidade, ou seja, todos conhecem essa instituição e sabem de sua credibilidade. Isso faz com que a população confirme a seriedade dessa ação, que existe há 11 anos”. Frisa ainda que os doadores podem acompanhar a entrega na escola. “Lá eles poderão conhecer a criança que presenteou”.
Costa salienta que a contribuição do curso de Psicologia tem sido fundamental nos últimos anos, e agora, com a Fipp, o projeto está ainda melhor. Pontua que o sistema desenvolvido agiliza o processo de cadastramento do doador. “Antes controlávamos tudo por um livro, o que era bem mais trabalhoso. Além disso, o sistema possibilita um balanço diário do andamento da campanha, o que nos permite controlar a quantidade de adesão”, finaliza.
Como participar – Os interessados em adotar uma criança neste Natal precisam procurar o balcão da campanha, no Prudenshopping, e retirar um cartão da árvore natalina com os dados. Após a escolha, o doador terá uma semana para fazer a entrega dos presentes no mesmo local. Alunos de Psicologia e representantes do Rotary fazem o atendimento das 10h às 22h. A campanha prossegue até o dia 30 deste mês.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste