Pós visa especializar enfermeiros em parto humanizado
Curso de especialização em Enfermagem Obstétrica atende proposta do Ministério da Saúde para reduzir cesárias desnecessárias

Para contribuir com a proposta do Ministério da Saúde, que busca a redução de cesárias desnecessárias em hospitais no Brasil, a Unoeste oferece, pela primeira vez, o curso de especialização em Enfermagem Obstétrica. Profissionais graduados na área, podem se inscrever até o dia 17 deste mês. De acordo com as coordenadoras, as professoras Jane Moura Sheneviz e Elenice Morini Duarte, o curso é novidade também na região.
“A importância do tema abordado está em relação ao parto humanizado, que atualmente é bastante cobrado pelo Ministério da Saúde”, salienta Duarte. Ela ainda destaca que o parto normal tem diversas vantagens, e a universidade, a partir do interesse coletivo, quer formar especialistas. “O enfermeiro obstetra está capacitado para o parto normal sem distócia, ou seja, sem complicações”, aponta.
As coordenadoras também ressaltam que o estágio supervisionado será realizado em diversos locais, entre eles: o Hospital Estadual, Hospital Regional (HR), além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) da Unoeste, que conta com manequins de simulação de mecanismo do parto e para coleta de material de papanicolau.
Segundo Sheneviz, todos passarão pelas aulas práticas. “É um setor que está precisando de profissionais especializados. No curso de Enfermagem Obstétrica, os alunos serão capacitados para atender a mulher integralmente, visando à assistência humanizada”, reforça.
De acordo com as responsáveis, o conceito de atenção humanizada é amplo e envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam a promoção do parto, do nascimento saudável e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal.
Serviço – As inscrições seguem até o dia 17 de março e podem ser feitas pelo site. As aulas serão realizadas quinzenalmente, sempre aos sábados. O curso tem a duração de 15 meses, totalizando 430 horas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste