Faculdade de Ciências Agrárias comemora jubileu de prata
Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Unoeste organizam comemorações para o segundo semestre deste ano

As três graduações pioneiras da Faculdade de Ciências Agrárias (Facapp) da Unoeste completam 25 anos de história em Presidente Prudente. Para comemorar, os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia preparam eventos para o segundo semestre. No dia 17 de agosto, já está agendada uma grande festa para alunos, egressos, professores e demais envolvidos.
Segundo dados institucionais, até dezembro de 2011, as três graduações formaram 2.615 profissionais. “É uma conquista chegar aos 25 anos e motivo de orgulho e sucesso, por isso, temos que comemorar. Todos que fazem parte dessa história estão convidados”, afirma o coordenador de Agronomia, Carlos Sérgio Tiritan. Ele também ressalta que, hoje, a Facapp conta com outros dois cursos, sendo eles superiores de tecnologia em Produção Sucroalcooleira e Agronegócio.
O diretor de Medicina Veterinária, Luiz Carlos Vianna, comenta que a data retrata três cursos solidificados, com conquistas importantes, como especializações, mestrados, e recentemente, um doutorado. Vianna ainda destaca a evolução do corpo docente. “Nessas graduações pioneiras, 90% dos professores são mestres e doutores. Isso valoriza ainda mais a Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste”. Para ele, 2012 é um ano especial. “A proposta é fazer um ano realmente marcante, tanto tecnicamente quanto culturalmente”, completa.
Para a coordenadora de Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel, festejar um quarto de século é um privilégio. “Se comemoramos é porque temos bons resultados. É um aniversário especial e merece atenção, afinal, é um grande mérito da instituição que durante todos esses anos mostrou solidificação no ensino, na estrutura oferecida aos alunos e no corpo docente. É um amadurecimento da área”.
Além dos cursos de pós-graduação lato sensu, as graduações proporcionaram outras áreas de estudo. Agronomia, por exemplo, tem duas comemorações este ano, já que o mestrado também completa uma década de existência. Com o sucesso do programa em Agronomia, a Unoeste conquistou seu primeiro doutorado, sendo este pioneiro em uma universidade particular do Brasil. O mestrado em Ciência Animal é outro exemplo, já que há seis anos contribui com pesquisas para a região.
Tiritan acrescenta que o Simpósio de Ciências Agrárias de Presidente Prudente (Simcapp) da Unoeste integrará as comemorações. “É um evento tradicional que envolve os cinco cursos”. O Simcapp está programado de 15 a 19 de outubro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste