CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornalista projeta nova biblioteca para Presidente Prudente

Egressa de Jornalismo da Facopp, Claudia Junqueira desenvolve projeto para incentivar leitura e já conta com acervo de 300 livros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Claudia Junqueira Jornalista projeta nova biblioteca para Presidente Prudente
“Relíquia”: a autobiografia de Evita Perón, autografada pela atriz argentina, é uma das obras


Uma nova biblioteca para Presidente Prudente. Esta é a proposta da jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp) da Unoeste, Claudia Junqueira. Ela já trabalha na composição de um acervo que, por enquanto, possui 300 exemplares.

O projeto vai além do claro objetivo de incentivar a leitura na cidade. Segundo Junqueira, Presidente Prudente tem espaço para galerias de arte e bibliotecas públicas. “Fomentar a leitura gratuita é patrocinar a cultura e a arte”, completa.

Trata-se de uma biblioteca particular com “caráter público”, já que os livros estarão disponíveis para empréstimo. Grande parte dos exemplares é da própria jornalista e outra ela recebe por meio de doações, o que rende segundo Cláudia, “verdadeiras relíquias”, como a autobiografia de Eva Perón, autografada pela própria, que ficou conhecida como Evita. “E ainda há os clássicos da literatura nacional como Aluísio Azevedo, Machado de Assis e os internacionais Nietzsche, Gustave Flaubert, Françoise Sagan, Maquiavel e Saint Exupéry. Há também livros em francês, alemão, grego, espanhol e inglês.” Outro objetivo da jornalista é contribuir para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, já que possui obras de imagens sobre a arte brasileira, parisiense e revistas antigas como ‘O Cruzeiro’.

A jornalista conta que todos os livros receberão carimbos da revista Très, onde ela é editora-chefe, e o nome do doador. Os empréstimos acontecerão após o usuário realizar um cadastro. “Será como alugar um filme.” Claudia explica que este projeto fará com que o doador exercite a arte do desapego e da solidariedade. “Os livros são meus xodós, mas se não os uso mais e posso compartilhar este conhecimento, a doação é uma saída”.

A biblioteca ainda não possui espaço físico e a ideia é que isso aconteça quando o acervo chegar a 800 livros. “Por esse motivo as doações são tão importantes”, diz Junqueira. Quem quiser colaborar pode enviar e-mail para claudia@revistatres.com.br



Por Taís Nicoletti, da Assessoria de Imprensa Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem