Prática é primordial na graduação em Educação Física
Alunos de licenciatura e bacharelado contam com novo Centro Esportivo: amplas instalações para as atividades esportivas



Nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Unoeste, cerca de 50% da grade curricular é composta por aulas práticas. Este dado é importante, já que a área está diretamente relacionada ao esporte, seja de maneira educativa ou desportiva.
De acordo com o coordenador das graduações, Marcelo Crepaldi, o contato com atividades práticas ocorre desde o ingresso na universidade. “Inicialmente os acadêmicos da licenciatura e do bacharelado estudam disciplinas comuns e, a partir do 5º termo, ficam mais direcionados ou para o estudo da educação física escolar ou de aspectos como a fisiologia do exercício, treinamento personalizado e ginástica laboral. Todas as ações que dinamizam o ensino são fundamentais, pois permitem um embasamento primordial para a futura atuação profissional”, explica.
Ele revela que na última semana, os alunos participaram de uma competição que promoveu a inauguração do novo Centro Esportivo, localizado no campus II. “Organizamos a 3ª edição do Inter-termos, que é uma atividade tradicional dos cursos. Todas as salas e os professores montaram as suas equipes e disputaram partidas de vôlei, futsal, handebol e basquete, nas categorias masculino e feminino. Além disso, os acadêmicos participaram de atividades individuais como tênis de mesa e futebol de videogame”, completa Crepaldi.
O coordenador ressalta que a iniciativa estabeleceu uma integração ímpar entre a docência e a discência. “Este momento serviu para fortalecer e estreitar as relações. Vale ressaltar, que por meio de um ambiente descontraído, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a organização de um evento esportivo, pois eles realizaram tarefas como a construção de tabelas, arbitragens e elaboração de súmulas”.
Sobre as novas instalações, Crepaldi destaca que a estrutura atende de maneira positiva as necessidades das graduações. “Este espaço proporciona a consolidação do ensino prático, através de uma ampla estrutura que permite a realização de quatro aulas práticas simultâneas. Conta ainda com salas de dança e lutas, laboratórios de medida, avaliação, controle motor e fisiologia do exercício, além de uma pista de atletismo com 200 metros”.
Fabrício Bonillo, coordenador do Departamento de Engenharia da universidade, informa que o ambiente é totalmente coberto e possuí uma área de 3,630 mil metros quadrados. “Além das instalações citadas, o Centro Esportivo tem vestiários e um espaço externo voltado para provas de atletismo como arremesso de peso, lança e salto em distância”.
Miriam de Oliveira Vidotto, cursa o 8º termo do bacharelado e participou da inauguração do local. Ela observa que a partir do ingresso no curso de Educação Física, a visão sobre as práticas esportivas torna-se mais profissionalizada. “Durante a trajetória acadêmica, todas as ações que oferecem conhecimento são válidas. O Inter-termos, por exemplo, possibilitou a integração, diversão e aprendizado”.
Resultado final – O 1º e 2º lugares do Inter-termos ficou com as turmas do bacharelado, respectivamente o 8º (73 pontos) e 5º termo (39 pontos). O 3º lugar foi conquistado pelo 5º termo da licenciatura, que conquistou 33 pontos.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste