CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ultrassonografia de carcaça valoriza a carne bovina

Unoeste e Designer Genes Technologies Brasil desenvolvem ação pioneira na área com capacitação sobre a tecnologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Ultrassonografia de carcaça valoriza a carne bovina
Inscrições para curso e workshop estão abertas; atividades estão programadas entre os dias 23 e 27 deste mês


A ultrassonografia de carcaça bovina é uma técnica essencial para a seleção de animais com qualidade de carne superior, que permite a realização de um levantamento sobre determinadas características do rebanho – espessura de gordura subcutânea, área de olho-de-lombo e marmoreio. Este procedimento classificatório contribui para a valorização da carcaça vendida nos frigoríficos, visto que o mercado consumidor é muito exigente em relação à qualidade e procedência da carne. Enquanto alguns priorizam o maior teor de gordura, outros preferem carnes mais magras.

De acordo com Liliane Suguisawa, zootecnista mestre em Ultrassonografia e Qualidade de Carcaça e Carne pela Esalq-USP de Piracicaba (SP), o Brasil possui bancos com informações precisas sobre a qualidade da carcaça dos bovinos, como os Programas de Melhoramento Genético da Embrapa (Geneplus) e da Angus (Promebo), pioneiros na coleta completa dos dados. “Neste ano, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), incorporou esta análise por meio do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). O resultado deste novo cenário é que a quantidade de animais avaliados para fins de melhoramento genético cresce drasticamente. Somente no PMGZ há incorporação de 240 mil animais por ano e consequentemente, ocorre o aumento na demanda por profissionais qualificados que ofereçam este serviço especializado aos criadores”, explica.

Em relação à região de Presidente Prudente, ela revela que a avaliação da carcaça através da ultrassonografia é realizada desde 2007 e que a tecnologia tende a crescer significativamente. “Existem proprietários inovadores que buscam selecionar os melhores animais do seu rebanho para fins de produção de carne e que encaminham as informações obtidas para bancos de dados específicos, que geram as DEP’s (Diferença Esperada na Progênie) de carcaça, ou seja, resultados que expressam o que um determinado animal transmitirá para a próxima geração”.

Atenta a esta tendência, a Unoeste recebe ação pioneira na área. Através da Designer Genes Technologies Brasil (DGT Brasil) e do curso de Zootecnia, serão desenvolvidos entre os dias 23 e 27 de abril, o 1º workshop Novos Enfoques na Ultrassonografia de Carcaça e o 1º curso de Capacitação Técnica em Ultrassonografia de Carcaça. As atividades ocorrem no auditório Azaleia, bloco B3, no laboratório de informática, bloco B2 e também no Centro Zootécnico, espaços localizados no campus II da instituição.

Para Suguisawa, diretora técnica DGT Brasil, o objetivo das atividades é reunir pessoas que atuam no agronegócio deste ramo como pesquisadores, acadêmicos de Ciências Agrárias, associações de raças, programas de melhoramento genético e indústria frigorífica. “Estes eventos, que oferecem conhecimentos sobre a técnica de ultrassonografia para avaliação de carcaças com o aparelho de ultrassom e a sonda de carcaça específica, contará com profissionais precursores na área como os professores Mário de Beni Arrigoni (Unesp/ Dracena), Henrique Nunes de Oliveira (Unesp/Jaboticabal), Jaime Tarouco (UFRGS) e Paulo Nobre (Embrapa-Geneplus)”.

Ela acrescenta que o workshop discutirá os avanços e procedimentos desenvolvidos pela ultrassonografia e, além disso, falará sobre a lucratividade que a ferramenta oferece no Sistema de Produção de Gado de Corte. “A capacitação oferecerá um embasamento teórico-prático diferenciado. Esta formação é fundamental para aqueles que pretendem prestar a prova de Certificação em Ultrassonografia de Carcaça, que oferece a habilitação necessária para a atuação na área”.

A coordenadora do curso de Zootecnia da Unoeste, Ana Cláudia Ambiel, destaca que a iniciativa é uma oportunidade ímpar para os acadêmicos. “Este campo de trabalho encontra-se em expansão e, por isso, requer profissionais especializados. Estas atividades oferecem aos alunos um embasamento primordial através de pessoas que são referências neste setor”.

Serviço – As inscrições para o curso e workshop já podem ser feitas no link do evento no Espaço Mural. Mais informações pelos telefones (18) 3229-2023 e (18) 3222-4879.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem