Marina Negri questiona mitos da área de Publicidade
Publicitária participou do segundo dia da 17ª Semana de Comunicação da Facopp
O segundo dia da 17ª Semana de Comunicação da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste foi marcado pela presença da palestrante Marina Negri. Ela reforçou, em pouco mais de uma hora de conversa com alunos, professores e profissionais da área, que a Publicidade precisa ser encarada livre de mitos e ideias preconcebidas.
Marina Negri é publicitária, redatora, doutora em artes e docente da disciplina de Redação Publicitária na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Ela começou a apresentação fazendo um questionamento aos alunos da Facopp: “Quando você entrou no curso de Comunicação Social, será que seus pais estavam muito felizes?”.
Segundo Marina, são muitos os mitos e os preconceitos que envolvem a carreira do profissional de Publicidade e Propaganda. Trabalhar pouco e ganhar dinheiro fácil são alguns deles. “Isso não corresponde à realidade. É preciso, como em qualquer profissão, trabalhar muito”.
A publicitária também abordou temas como a carreira do publicitário nos dias de hoje, permeado pela tecnologia digital, os pontos negativos e as qualidades que são ignoradas por alguns olhares. “Não devemos nos esquecer destas questões mesmo ainda quando se está na faculdade.”
Marina sempre dedicou sua carreira a agências, no trabalho como redatora. A publicitária define a função em uma palavra: eclético. “O redator não pode ter medo de buscar conhecimento em outras fontes”, diz. Sua dica para quem deseja atuar na área é: “Nunca pare de estudar. A graduação é um excelente começo. Sempre estude e insira novos conhecimentos na carreira”.
A palestrante, neste sentido, reforçou ainda que a importância do texto na publicidade é grande, mas que a comunicação se modificou com o advento do computador. “A publicidade passou a ser muito visual e o texto foi sendo sucateado”, afirma. Ela acredita que a insistência nesse padrão imagético é um ponto negativo, pois a risco da marca perder sua identidade.
Outra característica é a celebração desmedida dos recursos gráficos dos programas de computador, como foi definido por ela. “A estrela não é o diretor de arte ou o que ele sabe fazer e sim o produto. Isso precisa ser visto”, pontua.
Luis Fernando Yassue, aluno do 3° termo de Comunicação Social, acredita que a palestra o ajudou em vários aspectos, como na escolha da área a ser seguida. “Ela trouxe muitos detalhes que não sabíamos”, afirma.
Semana de Comunicação – A 17ª Semana de Comunicação da Facopp prossegue nesta quarta-feira (09/05) com a palestra da publicitária Cláudia Giunta.
O foco da palestra de Giunta será a área de planejamento publicitário. Ela se formou em publicidade pela Fundação Armando Alves Penteado (Faap) e antes de abrir sua própria empresa, a Capital Pessoal Inteligência & Inovação, trabalhou na Agência Almapp, uma das mais conceituadas do país. “Esta área de planejamento é vital para qualquer campanha publicitária e Cláudia Giunta possui uma forte experiência que será agora compartilhada com quem vier à palestra”, explica Larissa Trindade, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Facopp.
Serviço – As palestras da 17ª Semana de Comunicação da Facopp começam sempre às 19h30, no anfiteatro Azaleia, Bloco B3, piso 2, no campus II da Unoeste. Outras informações estão disponíveis no Portal Facopp (//www.unoeste.br/facopp) ou pelo telefone (18) 3229-2062.
Por Vivian Ferro, Karina Fonseca e Lorenza Piana, da Assessoria de Imprensa da Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste