CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem 1º aluno contemplado no Ciência sem Fronteiras

Estudante de Engenharia Civil selecionado para intercâmbio internacional elege Canadá como país de destino


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste tem 1º aluno contemplado no Ciência sem Fronteiras
Samuel Gonçalves: inscrição na camiseta serve como associação à bolsa conquistada


Aluno do 5º termo do curso de Engenharia Civil, Samuel de Alencar Gonçalves, 20 anos, é o primeiro da Unoeste contemplado no Ciência sem Fronteiras (CsF). Está selecionado para receber bolsa de estudo do programa Canadá-Brasil. O anúncio chega com a informação de que no processo de inscrição terá o apoio do Canadian Bureau International Education, um grupo de intercâmbio.

O prazo para formalizar a inscrição termina na segunda-feira (28), na qual o estudante deverá apresentar três universidades pelas quais tem interesse. Gonçalves conta que pesquisou e irá apontar as três melhores para fazer um ou dois semestres de Engenharia Civil. Suas preferências são a Universidade de Toronto, a Universidade de Alberta, em Edmonton, e a Universidade McGill, em Montreal.

Ele revela que o intercâmbio é um sonho, e essa oportunidade de realizar é importante para o currículo e no contexto pessoal. Filho do engenheiro José Carlos Gonçalves e da advogada Eloíza Guedes, o jovem fez o ensino médio pelo sistema Anglo em Pirapozinho e o que contribuiu para sua classificação na proficiência do inglês como língua estrangeira foi a boa pontuação no Test of English as a Foreign Language or Toefl.

Fora o inglês no colegial, há um ano estuda online. Indo para o Canadá, além da faculdade irá buscar um curso de língua inglesa e tentará estágio em sua área. “Quero aproveitar o máximo, para depois de formado poder retribuir ao Brasil a bolsa que me oferece o governo federal. O crescimento de um país passa pela engenharia civil, então terá como eu ajudar”, diz Gonçalves que agradece o apoio da Unoeste para obtenção da bolsa, através da Assessoria de Relações Interinstitucionais, na pessoa do assessor doutor Antonio Fluminhan Junior.

O Canadá é até agora o único país a anunciar o resultado para o CsF. A Unoeste tem outros oito alunos homologados para Portugal e Espanha, países que adiaram o processo de avaliação e seleção dos candidatos, devido ao grande número de inscritos. A previsão é de que a divulgação ocorra nos próximos quinze dias. Assim, existe a possibilidade de mais alunos da Unoeste serem contemplados com o programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. As bolsas são administradas em duas frentes, uma pela Capes e outra pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Da Unoeste querem estudar numa das universidades de Portugal os alunos Rodrigo Coladello de Oliveira (Engenharia Ambiental), Joicy Leal Moreira (Medicina), Amanda Ornellas da Silva (Engenharia Civil), Vinício Borges Martins (Arquitetura e Urbanismo) e Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues (Matemática); e na Espanha: Lenon Romano Modesto (Agronomia), Matheus Rocha Ribeiro (Medicina Veterinária) e Caio Garcia Negri Matsumoto (Comunicação Social).

Conforme o doutor Fluminhan, assessor junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária, a bolsa para cada intercambiário pela CsF é de R$ 42 mil por seis meses e com possibilidade de prorrogação por outros seis meses. O aluno bolsista tem direito a R$ 870 por mês, passagens áreas de ida e volta, seguro saúde, taxas escolares, alojamento e notebook.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem