CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Docente de Medicina da Unoeste conclui doutorado na USP

Pesquisa identifica células tronco em meio ao tumor de mama que podem ser responsáveis pela progressão e disseminação da doença


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Docente de Medicina da Unoeste conclui doutorado na USP
Doutores: Francisco Cândido dos Reis, Sophie Derchain, Jurandyr Moreira de Andrade, Fernando Valejo, Daniel Tiezzi e Gilberto Uemura


Aprimorar conhecimentos, tanto técnicos como didáticos, é um dos objetivos de quem busca pós-graduação stricto sensu. Recentemente, o professor de Medicina da Unoeste, o médico ginecologista-obstetra Fernando Antonio Mourão Valejo, alcançou o ápice da pesquisa científica e conquistou o título de doutor com a defesa de sua tese em Mastologia na Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto. Experiência que, segundo ele, irá contribuir no aprimoramento do ensino dos futuros médicos.

“O médico é um profissional que recebe uma formação intensa direcionada à assistência. Os cursos stricto sensu são complementações importantes à formação do profissional que deseja seguir na docência”, acredita. De acordo com Valejo, foram cinco anos de doutorado bem aproveitados, onde ele vivenciou novos desafios e cresceu profissionalmente.

O novo doutor concluiu pesquisa que trata da identificação de células tronco em meio ao tumor de mama que podem ser as responsáveis pela progressão e disseminação da doença. “Essa identificação foi realizada através de uma técnica chamada ‘citometria de fluxo’, em que as células dos tumores mamários são preparadas em laboratório e identificadas em um aparelho chamado Citômetro”, explica.

Conforme Valejo foi encontrada uma variação na quantidade de células tronco tumorais nos diversos estágios do câncer de mama. “A análise dessa variação traz uma importante informação no entendimento de como essas células se comportam durante a progressão do tumor”.

Divulgação – Em dezembro passado, a pesquisa intitulada “Identificação das células CD44+/CD24- e ALDH+ nos diversos estádios do carcinoma de mama” foi apresentada no 35th San Antonio Breast Cancer Symposium, importante congresso de mastologistas e oncologistas, que ocorre anualmente em San Antonio, no Texas (EUA). O médico conta que seu trabalho foi escolhido como um dos principais e, por isso, ele foi premiado no evento. “Esses acontecimentos vêm confirmar que nosso trabalho tem grande importância para comunidade científica mundial. Estamos preparando o estudo para enviar para publicação em uma importante revista científica internacional”.

Banca examinadora – Valejo defendeu sua tese aos seguintes professores doutores: Francisco Cândido dos Reis (USP – Ribeirão Preto), Sophie Derchain (Faculdade de Medicina da Unicamp), Jurandyr Moreira de Andrade (Chefe do Departamento de Ginecologia, Mastologia e Oncologia Ginecológica da Faculdade de Medicina da USP - Ribeirão Preto); Daniel Guimarães Tiezzi (USP – Ribeirão Preto); e Gilberto Uemura (Unesp – Botucatu).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem