CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste será representada em evento de nível internacional

Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista ofertará oficina sobre prática de medicina alternativa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste será representada em evento de nível internacional
Décio Gomes Oliveira representará a Unoeste no Frepop


Ocorre neste mês em Lins (SP), a 10ª edição do Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista (Frepop) e pela sétima vez terá participação internacional, nesta ocasião de pesquisadores da Itália, Peru, Índia, Cuba, Argentina, Escócia, África Ocidental e África do Sul. A Unoeste estará representada no evento com a oferta de oficina sobre a prática de medicina alternativa como fortalecimento das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Frepop 2012 ocorrerá de 25 a 28 deste mês no Centro Universitário de Lins (UniLins), com ampla programação. A realização é da Organização Não-Governamental Fórum de Educação Popular juntamente com a Unesp, UniLins, Prefeitura e Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (FPTE). A organização tem à frente, o presidente da ONG, Márcio Lair Vieira Cruz, e a coordenação geral de Edilene Lopes.

A participação da Unoeste decorre de convite formulado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). O atendimento será com a oficina “Práticas Integrativas e Complementares com Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Alimentos Funcionais no Fortalecimento do SUS”, que será ministrada pelo coordenador de Ações Extensivas da Saúde junto à Proext, professor Décio Gomes de Oliveira.

“O acesso aos medicamentos é um componente essencial de inclusão social, de busca de equidade e de fortalecimento do SUS. Para tanto, foram construídas as Políticas de Práticas Integrativas e Complementares e a de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, sob diferentes olhares. O Brasil possui a maior diversidade vegetal do mundo, pois existem seis áreas de grande abundância de plantas nativas com propriedades medicinais, além das plantas comumente utilizadas pela população”, diz Oliveira.

“Num país onde a pobreza social contrasta com a grande riqueza ambiental, deve ser suscitado o debate sobre o uso das plantas medicinais, dos fitoterápicos e dos alimentos funcionais; buscando a valorização dos conhecimentos empíricos e o resgate cultural sobre esta prática, contribuindo com a promoção da qualidade de vida da população brasileira”, explica Oliveira sobre o desenvolvimento do tema voltado para o seguinte público-alvo: trabalhadores da área da saúde, usuários do SUS e educadores.

A discussão sobre o uso de plantas medicinais, fitoterápicos e alimentos funcionais tem a finalidade de proporcionar a troca e a construção de saberes entre diferentes pessoas; sensibilizar profissionais da saúde e incentivar a formação de multiplicadores do referido conhecimento; fortalecer as relações entre os diferentes povos; ampliar a clínica médica, visando mudanças de paradigmas; e incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio dos multiplicadores e valorização ambiental.

A oficina ofertada pela Unoeste se encaixa dentro do tema central do Frepop, que é o seguinte: “Educação Popular e a Participação da Mulher na Militância Social e Política pela Construção de uma Sociedade Pluralista, não Violenta e Sustentável – Um outro Mundo é Possível”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem