Dia Nacional de Controle do Colesterol é lembrado na Unoeste
Funcionários do campus I e II receberam orientações significativas sobre o tema



Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Controle do Colesterol é destinado à conscientização das pessoas sobre as doenças cardiovasculares, principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. Em alusão à esta data, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), junto com o curso de Medicina, a Liga de Cardiologia e Hipertensão Arterial da instituição e residentes de cardiologia do Hospital Regional, realizou nesta quarta (8) diversas ações de conscientização voltadas à comunidade.
Atento à iniciativa, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste, em parceria com a organização da campanha desenvolveu com os funcionários da universidade um trabalho de orientação. Ontem ocorreu no campus I e na manhã desta quinta (9), no campus II.
Valéria Cristina dos Santos Rodrigues, assistente social do Seesmt, aponta que ações voltadas à prevenção são frequentes na universidade. “A saúde do trabalhador é muito importante, por isso, participamos de campanhas que atendam estas expectativas como o Dia Nacional de Controle do Colesterol e Eu sou 12 por 8”, encerra.
Os residentes de cardiologia do Hospital Regional, Leonardo Oliva Gonini e Matheus Camargo de Azevedo, estiveram presentes na iniciativa do campus I. “Explicamos a diferença entre os dois tipos de colesterol, o HDL, que é considerado bom e remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura, e o LDL, que é ruim, pois é responsável pela formação de placas de gorduras que prejudicam a passagem de sangue, podendo causar doenças cardíacas”, explica Gonini. Ele acrescenta que alimentação equilibrada aliada à atividade física é a base para uma boa saúde.
Elizete Pereira trabalha no setor da limpeza da instituição e revela que a orientação foi relevante. “Faço exames regularmente e procuro seguir as indicações médicas. Acredito que toda atividade que visa à prevenção, contribui ainda mais para a qualidade de vida”.
Margaret Assad Cavalcante, docente do curso de Medicina da Unoeste e diretora científica da SBC, conduziu a atividade no campus II, junto com a enfermeira da instituição, Fabiana Bezerra Santana. “As pessoas devem ter em mente que o valor tolerável de colesterol é 200, onde o alto índice combinado com fatores de risco como obesidade hipertensão e fumo pode levar a um derrame ou infarto. É por isso que nos atentamos à medicina preventiva e buscamos orientar o maior número de pessoas possível”.
O chefe de serralheria do campus II, Custódio Alves Gonçalves declara que está sempre alerta quando o assunto é colesterol. “É muito bom receber informações que são necessárias para o nosso bem-estar. Acredito que este momento alertou muitas pessoas que ainda não têm um cuidado correto com a saúde”.
Campanha – O Dia Nacional de Controle do Colesterol levou orientações à comunidade em diversos lugares como o Ambulatório de Especialidade (AME) do Hospital Regional e às escolas municipais Giseli Dalefi, Francisca de Almeida Góes Brandão e Ocyr de Azevedo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste