CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisas trazem inovações e comodidade para cotidiano

Do laboratório para sua casa: quase tudo é resultado de pesquisa laboratorial


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Pesquisas trazem inovações e comodidade para cotidiano
Resultados precisos de exames vêm com auxílio do biomédico, conta Janainna Olegário, coordenadora do curso
Foto: Matheus Teixeira Pesquisas trazem inovações e comodidade para cotidiano
Hamilton Ishiki diz que na universidade, “os professores ensinam como proceder e podem corrigir eventuais falhas


Ele está por todos os lados e você talvez nem o veja. Às vezes não lê sobre ele, muito menos sabe da existência desse trabalhador. Quem é essa pessoa que parece ser tão misteriosa? O profissional de laboratório! É discreto em atitudes e essencial para descobertas e aprimoramento de serviços e produtos que facilitam a vida de todos.

Quase tudo é resultado de pesquisa laboratorial, afirma, sem medo, o doutor Hamilton Mitsugu Ishiki, professor de Química na Unoeste. Se há um tempo não tão distante, saborear um peixe ou comer uma fruta importada era possível apenas em viagem à praia ou ao país de origem, agora o acesso é facilitado. “Com o avanço da tecnologia, diversos conservantes permitem que as comidas cheguem aos lares praticamente com o mesmo sabor e com um prazo de validade maior”.

Feitos por desconhecidos ou renomados cientistas, os mais variados inventos comprovam a ida do laboratório a sua casa. “O GPS só existe porque décadas atrás Albert Einstein formulou a teoria da relatividade. E o também físico Max Planck tentou criar uma lâmpada incandescente por meio dos conceitos da mecânica quântica, que auxilia pesquisadores a descobrir medicamentos muito mais rapidamente através de estudos computacionais”, destaca o docente.

E nesta área, da saúde, ocorre boa parte das revoluções. “Um profissional qualificado no laboratório facilita o diagnóstico preciso e mais rápido, o que consequentemente melhora o tratamento”, exemplifica Janainna Grazielle Pacheco Olegário, coordenadora de Biomedicina na Unoeste. O auxílio do biomédico vai desde um exame de sangue até casos mais complexos, porque sem um laboratório para ele trabalhar a totalidade do atendimento médico fica prejudicada.

Praticar é aqui – Em atuação laboratorial, lembra Ishiki, o pesquisador deve respeitar normas de segurança, usar equipamentos de proteção individual e atentar-se ao manusear substâncias. Na universidade, “os professores ensinam como proceder e podem corrigir eventuais falhas”. Na Biomedicina, as práticas “dão todo o embasamento para o aluno conseguir trabalhar com as amostras que vai receber e chegar a um diagnóstico”, afirma Janainna.

A Unoeste tem diversos laboratórios, entre eles de Análises Clínicas, Análises de Alimentos, Anatomia, Anatomia Animal, Biofísica, Biologia, Biomecânica, Bioquímica, Botânica, Citologia, Farmacologia, Fertilização in vitro, Fisiologia, Fisiologia do Exercício, Habilidades e Simulação, Histologia, Genética Molecular, Geotecnia, Imunologia, Maquetaria, Materiais de Construção, Parasitologia, Patologia, Psicologia Experimental, Química, Tecidos Vegetais, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia Sucroalcooleira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem