Laboratório é contemplado com selo nacional e internacional
Certificação atesta qualidade do local, voltado para desenvolvimento de habilidades e simulação hospitalar


Como garantia de excelentes qualidades metodológica, de infraestrutura, organização e uso, o Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabsim) da Unoeste acaba de receber um selo de acreditação das associações Brasileira de Simulação na Saúde (Abrassim) e Latino-americana de Simulação Clínica (Alasic). O LHabSim é um dos poucos no Brasil, tem tecnologia avançada e proporciona aprendizado contextualizado, humanização no atendimento, segurança para o paciente e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para os universitários dos cursos da área da saúde. Guardadas as proporções estruturais e de utilização, o LHabSim pode ser considerado o centro de simulação mais usado do mundo.
Para chegar à certificação, válida até junho de 2016, a vice-presidente da Abrassim, Carolina Felipe Soares Brandão, realizou auditoria em 17 de junho deste ano. “A Unoeste tem uma infraestrutura comparada com qualquer centro de simulação de fora. E o professor Marco Aurélio [Dr. Marco Aurélio Marangoni, médico coordenador do laboratório] e toda a equipe têm muito domínio da metodologia, sabem como trabalhar e usar a ferramenta de forma adequada”. Como a simulação realística é normalmente aplicada a profissionais formados, transformá-la para a graduação é um desafio, de acordo com Carolina, por isso, ao receber a certificação, o laboratório da Unoeste ganha um atestado de que tem grande rigor na capacitação dos discentes.
Segundo Marangoni, conquistar a certificação da Abrassim e da Alasic “evidencia nossa busca constante por qualidade e o comprometimento e empenho de toda a equipe que atua no laboratório e da universidade em ofertar condições ímpares de formação aos futuros profissionais”. O médico afirma que os padrões analisados pelas duas associações são os mesmos estabelecidos na Europa e nos Estados Unidos, o que faz com que a Unoeste esteja equiparada com os melhores centros de simulação do mundo e a motiva a manter a qualidade. “Desde o projeto de implantação, absolutamente todos os aspectos foram planejados de acordo com as recomendações internacionais mais rigorosas para oferecer ensino e treinamento de qualidade através do uso de simulação realística”, finaliza Marangoni.
Conheça o LHabSim – Localizado no campus I da Unoeste e voltado aos cursos da saúde, o laboratório é dotado de salas de habilidades, usadas para treinar procedimentos como punção, ausculta, parto, exames, traqueostomia, suporte avançado de vida, reanimação e também para realização de cenários comportamentais, como informar diagnóstico.
Após aprimorarem capacidades, os estudantes participam das simulações avançadas com manequins de alta complexidade, portanto, robôs que podem falar, transpirar e até chorar. Nessas construções de casos clínicos, os universitários aproximam-se da realidade, pois se deparam com situações inesperadas. De modo a melhor ver como seria o atendimento do acadêmico em um caso verdadeiro, o professor que o acompanha não interfere na ação, apenas posteriormente informa o que foi feito de maneira adequada e o que poderia ser mudado.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste