Aluna de Comunicação recebe certificado de bolsa Santander
Entrega é feita pelo presidente mundial do banco durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula I


Pelo terceiro ano consecutivo, a Unoeste está entre as principais instituições de ensino superior do Brasil contempladas pelo Programa de Mobilidade Internacional Fórmula Santander. E também pela terceira vez, uma aluna da instituição ganha o certificado da bolsa de estudo no exterior durante a programação do GP Brasil de Fórmula I, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Neste último final de semana foi a vez de Ana Luiza Barilli Nogueira, do curso de Comunicação Social, que recebeu o documento entregue pelo presidente do Santander, Dom Emílio Botín, acompanhado do piloto Felipe Massa e de dirigentes do banco, incluindo o diretor do Santander Universidades Brasil, Jamil Hannouche.
Neste programa de intercâmbio internacional, a Unoeste é uma das 48 instituições brasileiras em que a Reitoria firmou convênio com o Santander, para possibilitar que em cada edição um aluno seu tenha a oportunidade de estudar por seis meses no exterior. Ana Luiza escolheu a Universidade de Salamanca e ficará na Espanha no primeiro semestre de 2014. Em 2012, a então estudante do mestrado em Educação Fabiana Monti ficou na Inglaterra focando os estudos na língua inglesa. Agora, em 2013, a aluna de Arquitetura e Urbanismo, Marcela Milano, estudou em Portugal.
Para buscar essa bolsa, o aluno se inscreve e passa a concorrer com os demais da mesma instituição. Pelo critério de notas, dos 69 inscritos da Unoeste este ano, 32 foram classificados para a segunda etapa que analisa documentos, entregues corretamente. Restaram 16 para análise de currículo e nove foram selecionados para entrevista. A escolha recaiu sobre Ana Luiza, feita por comissão com membros das pró-reitorias Acadêmica, de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária, incluindo a Assessoria de Relações Interinstitucionais.
Além de boas notas e de preencher outros requisitos, a iniciação científica na área de meio ambiente, com orientação do professor doutor Munir Jorge Felício, contribuiu para que Ana Luiza fosse escolhida. A condução de todas as etapas, incluindo apoio aos alunos, é feita pelo assessor de relações interinstitucionais, Dr. Antonio Fluminhan Júnior. Para acompanhar a aluna no GP em São Paulo foi designado o professor da Comunicação Social, Roberto Aparecido Mancuzo Silva Júnior. Ele conta que para Ana Luiza foi um momento de forte emoção, visto como momento especial diante da oportunidade de qualificar ainda mais a formação acadêmica.
Diz ainda que Botín contou que são 100 universitários brasileiros contemplados pelo Santander, um programa voltado à internacionalização do ensino superior, que amplia e valoriza o conhecimento; e Massa disse que com planejamento e ação é possível ir longe, que todos os bolsistas do Santander podem chegar lá. Além da bolsa, Ana Luiza recebeu como prêmio dez ações do banco Santander. A aluna está no chamado tronco comum e já tem a opção pelo Jornalismo (a outra é Publicidade e Propaganda) e num primeiro momento pensa no segmento esportivo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste